PROJETO "AMIZADE"
SLOGAM: "O Amigo Respeita"
Profa Alessandra
Duração: julho à dezembro – 6 meses
JUSTIFICATIVA:
Em virtude de ter observado a agressividade, tanto por atitudes como por palavras, vimos a necessidade de trabalhar o comportamento, as relações humanas e valores como: companheirismo, compreensão, amizade, respeito mútuo, etc...; procurando despertar o senso crítico de nossos alunos e melhorar assim a relação e sociabilização entre eles.
OBJETIVOS:
•Desenvolver a postura do educando dentro da sala de aula e do ambiente escolar.
•Conscientizar o aluno de que ele vive em sociedade e para viver bem, deve viver em união, amizade e respeito mútuo.
•Despertar na criança, o verdadeiro sentido da amizade.
•Despertar na criança o sentido de respeito – "O amigo respeita".
•Despertar no aluno o respeito pelo prédio, dependências e mobiliário escolar.
DESENVOLVIMENTO
•Relato das experiências das crianças. (refletir e discutir).
•Leitura de textos, histórias e notícias referentes a situações de amizade e respeito.
•Levar o aluno a observar e relatar situações de amizade na sala de aula, escola e família.
•"O amigo respeita" e:
- quer bem o outro
- conta sempre a verdade – não mente
- Conversa para entrar em acordo – não agride
- tem sempre palavras boas para o outro – não diz palavrões
- Não se apodera das coisas do outro
- É educado ao conversar: sabe dizer "obrigado", "por favor", "com licença", etc...
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
•Leitura de histórias, textos, notícias que evidencie a amizade e respeito
•Observação dos acontecimentos na própria sala
•Cartazes, desenhos, dramatizações.
AVALIAÇÃO
O professor deverá notar mudança de comportamento em relação à amizade e respeito nas atividades desenvolvidas no dia-a-dia da criança através de:
•Postura diária do aluno em sala de aula e no ambiente escolar
•Jogos, brincadeiras e atividades variadas
SUGESTÃO
Livro: Amigos
Autor: Helme Heine
Editora: Ática
Hoje a 1ª Série vai apresentar pra vcs um teatro sobre amizade.....Um tema que foi bastante trabalhado nas aulas de filosofia e constantemente no dia-a-dia da sala de aula.... Dividir a coisas, emprestar, respeitar as diferenças, tratar a todos com igualdade foram alguns dos conceitos que a turma vem colocando em prártica, o que facilitou muito o trabalho no cotidiano...
speramos que vcs gostem....Vamos lá.....
O nome da peça é:Bom Dia Todas as Cores....
Bom Dia, Todas as Cores!!!
Narrador: Nosso amigo Camaleão acordou de bom humor.
Camaleão: Bom Dia Sol!
Bom Dia Flores!!
Bom Dia Todas as Cores!?
Narrador: Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho, mudou sua cor para a cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e saiu para o Sol, contente da vida.
Narrador: Ele estava feliz porque tinha chegado a primavera e o sol brilhava alegre no céu depois de um inverno longo e frio.
Camaleão: Hoje estou de bem com a vida! Quero ser bonzinho pra todo mundo...
Narrador: Logo que saiu de casa, o Camaleão encontrou o Professor Pernilongo e seus alunos. Ele toca violino na orquestra do Teatro Florestal...
Camaleão: Bom Dia Professor!!! Como vai o senhor????
Professor Pernilongo: Bom Dia, Camaleão!!
Mas o que é isso, meu irmão?!
Porque é que mudou de cor?!
Essa cor não lhe cai bem.
Olhe para o azul do céu!
Porque não fica azul também????
Narrador: O Camaleão, amável como ele era, resolveu ficar azul, como o céu da primavera...
Narrador: Até que numa clareira, o Camaleão encontrou o Sabiá-Laranjeira.
Sabiá-laranjeira: Meu amigo Camaleão, muito bom dia!!!
Mas que cor é essa agora?
O amigo está azul porque?
A cor mais linda do mundo é a alaranjada, cor de laranja, dourada!!!
Narrador: Nosso amigo bem depressa resolveu mudar de cor. Ficou logo alaranjado, louro laranja, dourado... E cantando alegremente lá se foi ainda contente.
Narrador: Na pracinha da floresta, saindo da capelinha, vinha a Senhora Louva-a-Deus mais a família inteirinha. Ela é uma senhora muito séria que não gosta de gracinha.
Senhora Louva-a-Deus: Bom dia Camaleão?!
Que cor mais escandalosa!!!
Parece até fantasia de carnaval!!
Você deveria arrumar uma cor mais natural. Veja o verde da folhagem. Você devia faze o que a natureza ensina!
Narrador: É claro que o nosso amigo resolveu mudar de cor. Ficou logo bem verdinho é foi pelo seu caminho.
Narrador: Vocês agora já sabem como era o Camaleão. Bastava que alguém falasse mudava de opinião. Ficava roxo, amarelo, ficava cor de pavão. Ficava de toda cor. Não sabia dizer não.
Narrador: Quando o sol começou a se por no horizonte, Camaleão resolveu voltar para casa. Estava cansado do longo dia e mais cansado de tanto mudar de cor.
Camaleão: Ufa! Estou cansado! Vou voltar pra casa!!!
Narrador: Entrou na sua casinha. Deitou para descansar e lá ficou a pensar.
Camaleão: Por mais que a gente se esforce, não pode agradar a todos!!
Alguns gostam de farofa, outros preferem farelo.
Tem quem goste de sapato, tem quem goste de chinelo!
Narrador: Por isso, no outro dia, Camaleão levantou-se bem cedinho....
Camaleão: Bom Dia Sol!!
Bom Dia Flores!!!
Bom Dia Todas as Flores!!!
Narrador: Lavou o rosto numa folha cheia de orvalho, mudou sua cor para a cor-de-rosa, que ele achava a mais bela de todas e saiu para o Sol contente da vida!
Narrador: Logo que saiu, Camaleão encontrou o Sapo Cururu, que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Camaleão: Bom Dia meu caro Sapo! O dia está lindo não é?!
Sapo Cururu: Bom Dia! Mas que cor engraçada, antiga e tão desbotada.
Porque você não usa uma cor mais fashion, da moda?!
Narrador: O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo.
Camaleão: Eu uso as cores que eu gosto... Quem gosta de mim vai gostar de mim do jeito que eu gosto de ser...
Sapo Cururu: Tudo bem Camaleão...Eu gosto de você mesmo assim.......
Narrador: E lá se foi o Camaleão junto com o Sapo Cururu feliz da vida com a sua cor preferida....
Também tem o livro chamado Programa Vivendo Valores na Educação - Atividade com Valores para Estudantes de 8 a 14 anos. Autor Diane Tillman
Ed. Confluência.
Visite o site
Nenhum comentário:
Postar um comentário