sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto: Valores e Sentimentos

OBJETIVO

  • Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
  • Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.

Formulação dos Problemas

Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
Pesquisar atividades de voluntariado.

Tempo da Atividade: 2 meses

Material

  • Levantamento das entidades beneficentes que seriam destinados os alimentos arrecadados.
  • Músicas, mensagens e orações elaboradas pelos alunos;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Textos de reflexão sobre valores;
  • Cartolinas para cartazes, aparelho de vídeo;
  • Máquina fotográfica

Planejamento

1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição

Temas Transversais

  • ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
  • SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
  • PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
    Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
    Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.

Execução

  • Sensibilização:
    Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
    Comece o projeto com um texto de reflexão para cada grupo e este com um tema diferente, como: gratidão, amor, liberdade, ociosidade, perdão, sexualidade, bondade, família, construção do ser, o arriscar para crescer, etc.
  • Concretização:
    Ministrar palestras aos alunos, visitas às famílias carentes da comunidade local e aos funcionários afastados da escola; mensagens positivas de incentivo e gratidão aos funcionários e professores da escola, músicas e orações, lembretes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em cada sala e muito outras atividades que os próprios alunos idealizar.
  • Exposição:
    Documentar através de vídeo e fotografias;

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