Projeto: Valores e Sentimentos
OBJETIVO
- Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
- Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
Formulação dos Problemas
Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula.
Pesquisar atividades de voluntariado.
Tempo da Atividade: 2 meses
Material
- Levantamento das entidades beneficentes que seriam destinados os alimentos arrecadados.
- Músicas, mensagens e orações elaboradas pelos alunos;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Textos de reflexão sobre valores;
- Cartolinas para cartazes, aparelho de vídeo;
- Máquina fotográfica
Planejamento
1º Sensibilização
2º Concretização
3º Integração
4º Exposição
Temas Transversais
- ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
- SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
- PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas.
Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
- Sensibilização:
Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola.
Comece o projeto com um texto de reflexão para cada grupo e este com um tema diferente, como: gratidão, amor, liberdade, ociosidade, perdão, sexualidade, bondade, família, construção do ser, o arriscar para crescer, etc. - Concretização:
Ministrar palestras aos alunos, visitas às famílias carentes da comunidade local e aos funcionários afastados da escola; mensagens positivas de incentivo e gratidão aos funcionários e professores da escola, músicas e orações, lembretes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em cada sala e muito outras atividades que os próprios alunos idealizar. - Exposição:
Documentar através de vídeo e fotografias;
Nenhum comentário:
Postar um comentário