Projeto: Amizade
Objetivos :
*Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
*Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
*Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
*Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
*Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
*Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
*Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
*Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.
Formulação dos Problemas
Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Augusto Cury Pesquisar atividades de Fraternidade.
Tempo da Atividade : depende de cada turma da resposta e necessidade.
Material:
*Livro Ninguém é igual a Ninguém . ( Regina Otero e Regina Rennó)
*Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.
Planejamento :
1º Sensibilização2º Concretização3º Integração4º Exposição
Temas Transversais
ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação.Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
Sensibilização:Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas as disciplinas em questão da 3ª série do Ensino Fundamental tem sido desenvolvido paralelo a outros projetos em andamento.
Este trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo através de situações compartilhadas em grupo, especificamente na E.E.Prof.Emídio Jose Pinheiro na cidade do Guaruja- SP
Concretização:
* Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas 3 faixas gigantes pintadas pelos mesmos com o tema sugestivo da Amizade com Amor se faz Fraternidade; Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade;
* Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;
* Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.
* Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.
Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.
Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).2ª Aula:Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo.Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade.3ª Aula:Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas.4ª Aula:É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope.Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
Integração:Matemática: Adição, Subtração e Multiplicação de números naturais; Conjuntos; Algarismos Romanos; Tempo: relógio em números romanos.Ciências: Estudo dos Animais: introdução Amizade com os animais;Educação Artística: Para desenvolver a criatividade dos alunos e trabalhar em equipe, com desenhos com o tema do projeto AMIZADE COM AMOR SE FAZ FRATERNIDADE.
Conclusões e Aplicações :
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.
"Sugiro aqui um trabalho dinâmico, através de projetos os quais estou aplicando e refletindo constantemente,obtendo excelentes resultados.
Acredito que o "jeitinho"de ensinar de cada professor é o verdadeiro método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos, chegamos a conclusão que os projetos são necessários .
O que estou apresentando, não são teorias, nem receitas prontas,mas acredito que estou lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola."
Nenhum comentário:
Postar um comentário