sexta-feira, 13 de outubro de 2017

ESCOLA MUNICIPAL FREI VICENTE DO SALVADOR
PROJETO PEDAGÓGICO:
CIRANDA,CIRANDINHA...RESGATANDO PRINCÍPIOS E VALORES COM AS CANTIGAS E BRINCADEIRAS.
Professora: Gisele Taranto Lopes    Turmas:1201 – 1203  Ano: 2016
1º Bimestre:
Palavras-chave: “Alegria” - “Cidadania” - “Honestidade”
Tema do Subprojeto: ”Aprender brincando – Resgatando valores.”

Justificativa:
       Este subprojeto busca o resgate da infância saudável e divertida com princípios morais, através da contação de histórias, cantigas e brincadeiras que desafiam a criança; possibilitando as descobertas e a construção do conhecimento.
       Entendemos a necessidade de se privilegiar uma educação baseada em valores, pois é no convívio escolar, na construção das relações, que buscamos atingir nossos objetivos. Buscando do aprendizado à prática dos valores morais, uma ferramenta pedagógica facilitadora na resolução de conflitos e valorização de bons hábitos para convivência de todos.
      
Objetivos Específicos:
·               Oferecer à criança momentos prazerosos, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
·                Firmar valores que os acompanharão por toda vida.
·               Reconhecer que são capazes de cooperar uns com os outros e dispor-se a fazê-lo com alegria.
·               Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras.
·               Fazer com que a criança assuma responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar no que significa ser honesto.
·               Possibilitar às crianças o resgate de diversos valores, buscando a resolução de conflitos e valorização de bons hábitos para convivência de todos.
·               Permitir que a criança ganhe autonomia e se sinta segura em expor suas ideias, desejos e necessidades por meio das brincadeiras.
·               Propiciar situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.
·               Proporcionar o prazer da aprendizagem através do lúdico.
·               Conhecer um ambiente diversificado que vem a produzir aprendizagens significativas para as crianças.  
  
Desenvolvimento:
·        Trabalhar com procedimentos simples, mas que irão fortalecer o aprendizado de reaprender por meio de jogos e brincadeiras;
·         Estabelecer em primeiro lugar as regras para que se possa desenvolver uma aula com colaboração e respeito entre os alunos;
·        Relatos de experiências vividas;
·         Fazer com que os alunos consigam criar e organizar pequenas dramatizações utilizando cantigas ,histórias e músicas memorizadas (que saibam de cor), desenvolvendo a autonomia;
·        Montagem de quebra-cabeça, jogo da memória, dominó, jogos de encaixe de letras;
·        Uso do alfabeto móvel;
·        Contagem, número, numeral,operações e sequência numérica através dos jogos e brincadeiras;
·        Promover trabalhos em grupo com recorte e colagem de imagens  sobre o valor em questão;
·        Confeccionar cartazes coletivos com frases sobre o que compreenderam do tema;
·        Trabalhar com músicas, histórias, fábulas e vídeos sobre os temas;
·        Estudo de letra de músicas e cantigas.
·                Leituras de livros, audição de histórias, mostras e conversas sobre vídeos.
·               Conto e reconto de histórias infantis;
·               Participação em jogos e brincadeiras utilizando a linguagem oral;
·               Leitura e registro de palavras e imagens;
·               Ilustração de história contada em sala de aula;
·               Cantar espontaneamente as músicas conhecidas;
·                Realização de mímicas e caretas;
·               Pinturas, dobraduras e recorte e colagem;
·               Jogos e dinâmicas  de grupo que estimulem a cooperação, o respeito às diferenças e a honestidade;
·               Atividades que levem à diferenciação entre honestidade e desonestidade;
·               Exploração de cartazes, figuras e mensagens;









Material utilizado:
Jogos, brinquedos e brincadeiras, quebra-cabeça, material de sucata diversos, lápis, hidrocor, tintas, papel de vários tipos, revistas, gibis, livros de histórias infantis, CD, DVD, dominó de letras e números, cola, glitter,tesoura, figuras e imagens, alfabeto móvel, multimídia etc...

Culminância:
·        Exposição de trabalhos feitos pelos alunos;
·        Apresentação de música ou cantigas;
·        Dramatização de brincadeiras cantadas, histórias e músicas.


 
 

Nenhum comentário: