domingo, 8 de outubro de 2017


GENERO NOTICIA- ATIVIDADE DATA SHOW (1 aula) – PROFª
O objetivo é ativar os conhecimentos de mundo dos alunos sobre o assunto da notícia relacionada à foto e incentivá-los a realizar hipóteses a partir dela. O que contribuirá para a construção do sentido do texto.

I) Leitura de imagem (oral)
1º) A foto remete a que fato? Ela mostra o jogo entre quais times? Quando e onde aconteceu o jogo?
2º) Vocês saberiam identificar as pessoas da foto?
3º) O que o homem de camisa amarela está fazendo? Qual é o significado do cartão vermelho no futebol? O que mais ele usa? Que outros cartões ou instrumentos os juízes e bandeirinhas usam em uma partida de futebol?
4º) Quem seria o homem de camisa azul? O que ele estaria falando para o homem de camisa amarela?
5º) E quem seria o jogador de camisa branca?
6º) Qual poderia ser o título da notícia desta foto?
                                                                                                                                         COPA DO MUNDO 2010
II) Manchete (oral)
Após este primeiro momento, exibirei a manchete a seguir (copiarei na lousa), prosseguindo com o exercício oral.
                            
    JOGADOR CHORA AO SER EXPULSO CONTRA ALEMANHA
1º) Este título é dado à notícia da foto. Vocês sabem o nome do jogador ou time? E o motivo de sua expulsão?
2º) Vocês sabem que nome é dado ao título de uma notícia?
3º) Por que o título de uma notícia é escrito com letras grandes?
4º) Esta manchete chama a atenção do leitor para ler a notícia?
5º) Que tempo verbal é usado na manchete e por que foi usado este tempo?


III) Leitura oral da notícia
Objetivo: Aguçar a curiosidade dos alunos para lerem a notícia.
Leitura em voz alta (pedirei para um aluno ler).

JOGADOR CHORA AO SER EXPULSO CONTRA ALEMANHA
Expulso aos 11min do segundo tempo no duelo contra a Alemanha, quando sua seleção já perdia por 2 a 0, o australiano Tim Cahill foi às lágrimas enquanto deixava o gramado. Além de discordar da decisão do árbitro mexicano Marco Rodrigues, o meia teme que o "sonho de sua vida" chegue ao fim antes da hora. "Essa Copa do Mundo é o sonho da minha vida e alguém o levou para longe de mim com uma decisão. Não tenho palavras para descrever como estou chateado. É um dos momentos mais tristes da minha carreira", disse o camisa 10. O alemão Schweinsteiger, vítima da falta que originou o cartão vermelho, saiu em defesa do rival e afirmou que o árbitro poderia ter sido menos rigoroso, fato que aumentou a irritação de Cahill. "Schweinsteiger saiu em minha defesa, disse que não era lance para cartão vermelho. Tirem suas conclusões", reclamou o atleta, que está suspenso da partida contra Gana, no próximo sábado, às 11h, e deve ser substituído por Kewell. "Eu treinei muito para estar aqui, me mantive em forma e agora não poderei jogar. Já passei por muitas coisas difíceis no futebol, mas nada tão doloroso", declarou o jogador, que completou: "Estou 100% comprometido com a causa de nossa seleção. Vou treinar e mostrar o meu valor para o último jogo". (Acessado em 14/06/2010) Disponível em:http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias 
Após a leitura, para que os alunos aprendam os elementos estruturais que compõem o gênero notícia, farei, oralmente, as seguintes perguntas com base no texto:
1º) Que fato aconteceu?
2º) Quem são as pessoas envolvidas?
3º) Quando aconteceu?
4º) Onde aconteceu?
5º) Como aconteceu o fato?
6º) Por que aconteceu? (causas do fato)

7º) Há depoimentos na notícia? De quem são? E por que foram usadas as aspas nestes depoimentos? Qual a importância desses depoimentos para a notícia?

Nenhum comentário: