sábado, 14 de outubro de 2017


Resumo sobre o ar atmosférico:

Apesar de ser invisível, o ARé matéria e ocupa todo o espaço do ambiente onde não exista outra matéria.
Ex: Em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa.
O ar:
- Tem massa: Na Terra, tudo o que tem massa também tem peso, ou seja, é atraído pela gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o seu centro.
- É compressível- propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. Quando tapamos o seu orifício fica difícil de empurra o êmbolo até o fim. Mas podemos ver que o ar dentro da seringa diminui de volume, comprovando a sua compressibilidade.
- Tem elasticidade- Propriedade que o ar tem de voltar ao seu volume inicial, quando pára a sua compressão.
- É expansível- A expansibilidade do ar é a propriedade que o ar tem de aumentar de volume, ocupando todo o lugar disponível.
- Exerce pressão- A massa de ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície da Terra, que é a pressão atmosférica.
Em geral, não sentimos os efeitos da pressão atmosférica porque o ar atmosférico penetra no nosso organismo. Dos pulmões ele passa para o sangue e outros líquidos do corpo, exercendo de dentro para fora uma pressão igual à pressão atmosférica.


______________________________________________________________________________________

Os tipos de ventos 
O vento pode ser considerado como o ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica, estando diretamente relacionadas à radiação solar e aos processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude e amplitude térmica. Os diferentes tipos de ventos geralmente são classificados levando em conta três fatores: a pressão, a temperatura e a velocidade da camada de ar. Vamos limitar nossa classificação estudando os ventos de acordo com sua velocidade.
*       Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade
*       Brisa: é um vento de pouca intensidade, que geralmente não ultrapassa os 50 km/h.
*       Monção: começa no início de junho no sul da Índia. São ventos periódicos, típicos do sul e do sudeste da Ásia, que no verão sopram do mar para o continente. A monção geralmente termina em setembro, caracterizando-se por forte chuva associada a ventos.
*       Ciclone: Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação. Evidencia-se quando ventos superam os 50 km/h.
*       Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Os furacões são os ciclones que surgem no mar do Caribe (oceano Atlântico) ou nos Estados Unidos. Giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro. Sua curva se assemelha a uma parabólica.
*       Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.
*       Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais. Com alto poder de destruição, seus ventos atingem até 500 km/h. O tornado ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.
*       Vendaval: vento forte com um grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Ocorre geralmente de madrugada e sua duração pode ser de até cinco horas.
*       Willy-willy: nome que os ciclones recebem na Austrália e demais países do sul da Oceania.





1- Marque com um X as afirmativas corretas.
(X) Os ventos influenciam na temperatura, levando ar quente ou frio de uma região para outra.
(X) Os ventos transportam as nuvens, o que ajuda a distribuir as chuvas em várias regiões.
(X) Os ventos dispersam a poluição nas cidades industrializadas.
(   ) Os ventos são responsáveis pela formação do gelo nos Pólos Norte e Sul.
(X) Os ventos auxiliam na reprodução das plantas.

2- Responda:
a) O que é o vento? Vento é o ar em movimento
b) O que é brisa? Brisa é o vento fraco e agradável
c) Qual o nome do vento extremamente forte? Furacão

3- Escreva o que se pede:
Para que serve cada um dos aparelhos abaixo?  
  • O anemômetro: mede a velocidade dos ventos nos observatórios meteorológicos e nos aeroportos
  • O catavento: indica a direção dos ventos: norte, sul, leste, oeste ou outras        
  • A biruta: indica a direção dos ventos nos aeroportos para orientar pousos e decolagens 
4-     Complete a frase:
O ar se deslocadas áreas de __________________ (alta pressão) para as áreas de _______________ (baixa pressão)  






























Nenhum comentário: