sábado, 14 de outubro de 2017


PREFEITURA DE INDAIATUBA
CAMPANHA: TRÂNSITO NÃO É BRINCADEIRA NÃO!
Parcerias: Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente - Departamento de Trânsito; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Governo

Publico alvo: alunos do 4º ano
De acordo com o artigo primeiro, § 1º do Código de Trânsito Brasileiro, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
Segundo o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro, a educação para o trânsito deverá ser promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Assim, é necessário sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se investir na educação para o trânsito, uma vez que na atualidade ela se torna fundamental para um convívio social mais ético, respeitoso e seguro. Dessa forma, oprofessor da escola, poderá propor e executar atividades  relacionadas a esta temática, desenvolvendo-o com os alunos de maneira crítica, vivencial e criativa.Pensar e discutir com os alunos sobre trânsito como algo inerente à vida; como um direito adquirido de todas as pessoas, em todos os lugares; como um exercício permanente de ética e cidadania.
Tendo em vista todos esses aspectos e sabendo da relevância deste tema, a Secretaria Municipal de Educação abraçou juntamente com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Governoo compromisso de contribuir com uma campanha permanente que vise a educação para o trânsito. Para isso pensou-se que os alunos dos 4ºs anos da Rede Municipal de Ensino sejam convidados a participar de reflexõessobre essa questão, através de  oportunidades que os professores podem vir a planejar em suas aulas. Além disso, os alunos também receberão um talonário de multas adaptado, que levarão para casa para registrarem informalmente as infrações que puderem observar quando estiverem num veículo sendo passageiro conduzido por algum motorista. As segundas vias desses talonários serão recolhidas pelo Departamento de Trânsito e através da análise dos mesmos será possível seter uma ideia do que acontece no trânsito, a partir da ótica das crianças. Com essa ação, que assume um caráter lúdico, as criançasalertarão os adultos quanto ao trânsito consciente.
Com o intuito de inspirar abordagens nas aulas sobre a temática do trânsito, colocamos abaixo algumas ideias que podem ser desenvolvidas ao longo de todo ano, na proporção e frequência que o professor julgar possível.


ALGUMAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM ESSE PROJETO EM SALA DE AULA

ü  Propor que os alunos (4º ano) visitem as outras salas de aula comentando a respeito dos problemas que ocorrem com motoristas imprudentesno trânsito em nossa cidade e região.
ü  Confecçãoe fixação de cartazes informativos (você sabia que...)  no portão de entrada da escola.
ü  Na aula de informática, pesquisar os efeitos que a falta de consciência por parte dos motoristasno trânsito (imprudência) tem gerado.
ü  Solicitar aos alunos que escrevam informativos a respeito dos problemas ocorridos no trânsito para envio a todos os pais da escola.

ü  O professor poderá criar problemas matemáticos diários a partir dos dados do talão de multas “Eu tô de olho”, preenchidopelos alunos.

ü  Tabular com os alunos os índices das maiores incidências de infração dos motoristas, através do talonário de multas que estão preenchendo

ü  Criação de um certificado, pelos próprios alunos, para pai/mãe/motorista que não cometeu nenhuma infração detrânsito no período.

ü  Realizar atividades a respeito da postura do pedestre ao atravessar a rua:
o   Atravessar na faixa de segurança, olhando sempre para os dois lados.
o   Respeitar o sinal e placas de trânsito.
o   Usar a passarela.
o   Seguir as orientações do guarda de trânsito (quando houver)para a travessia.
o   Nunca “pegar carona” na traseira de ônibus ou caminhões.

ü  Pedir aos alunos que pensem se há algo a ser melhorado no “trânsito” dentro da escola e propor que confeccionem placas de orientação para deixá-lo melhor. Exemplo: “Será que em algum lugar da escola há muita correria? Qual placa deveríamos colocar neste local?”


ü  Para obterdados em relação às reais condições do trânsito no entorno da escola, o professor poderá convidar a turma para realizar uma atividade de observação em frente à escola e pelas ruas próximas a ela, identificando situações relacionadas ao trânsito, tais como: sinalização; relação entre motoristas e entre motoristas e pedestres; respeito ou não às regras de trânsito, dentre outros. Os alunos poderão registrar as situações em folhas sulfite, tirar fotos ou filmar, tendo o cuidado de não filmar ou fotografar pessoas, sem a sua devida autorização. Este procedimento de observação poderá acontecer também no início e término das aulas no turno em que a turma estuda (Professor, se necessário, estas observações poderão ser realizadas em mais de um dia).   

ü  Após a observação e detectado o problema o professor poderá propor aos alunos a elaboração de um questionário para ser respondido por pais e profissionais da escola sobre esta questão. Para responder ao questionário, professor e alunos poderão trabalhar com uma amostragem de cada segmento proposto, devido ao grande número de pessoas envolvidas e como forma de facilitar a análise dos resultados.  
Neste questionário poderá constar:  

·         1 - Esclarecimentos sobre os objetivos da investigação.   

·         2 - Agradecimentos pela colaboração ao responder o questionário.  

Sugestões de perguntas:  

1.Como você avalia a relação entre motoristas e entre motoristas e pedestres no trânsito em frente à escola?

2.Assinale as alternativas que você identifica como problemas do trânsito na porta da escola e nas ruas próximas a ela, com base nas regras de trânsito adotadas em nosso país:
(   ) Parar em fila dupla
(   ) Estacionar na calçada
(   ) Parar no meio da rua
(   ) Estacionar em local proibido ou em frente às garagens
(   ) Buzinar insistentemente
(   ) Alunos correndo ou passando no meio dos carros
(   ) Movimento intenso de veículos
(   ) Agressões verbais ou físicas no trânsito
(   ) Falta de um agente de trânsito
(   ) Falta de sinalização
(   ) Outros 
 Quais?________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. De acordo com sua opinião, o que é preciso fazer para melhorar o trânsito na porta e no entorno da escola?

ü  Com os questionários respondidos em mãos, professores e alunos poderão comparar e analisar os problemas observados e registrados pelos alunos e aqueles apontados pelos pais e profissionais da escola, tendo como referência as regras de trânsito vigentes em nosso país. Deverão também listar as sugestões apontadas para a melhoria do trânsito. Os resultados do estudo poderão ser divulgados nos murais da escola. Além disso, alunos e professores poderão também propor uma reunião na escola, contando com a participação dos pais, a fim de realizar esta divulgação e discutir as alternativas de ação sugeridas nos questionários em relação à melhoria do trânsito no entorno da escola.

ü  O professor apresenta várias reportagens de diferentes fontes de um mesmo acidente de trânsito e solicita que os alunos analisem os diferentes focos abordados por cada reportagem. Nesta atividade o professor deverá fazer com que os alunos reflitam a respeito das chamadas e das intenções das reportagens.
Exemplo:
Manchete “Um carro desgovernado atropelou 5 crianças que estavam brincando na calçada. O motorista estava embriagado”.
Propor reflexões sobre:
a)    O condutor do veículo
b)    O limite de velocidade
c)    Beber e dirigir
d)    Brincar em ruas e calçadas

ü  Sugestões de jogos on-line que poderão ser utilizados pelos alunos, em duplas, no Laboratório de Informática da escola, com a colaboração do professor, acessando os links:
ü  Filmes que poderão ser explorados, vide links abaixo:
·  http://youtu.be/5ncPmjd_HMw


Bibliografia consultada:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br

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