sexta-feira, 13 de outubro de 2017


PROJETO: SEMANA DAS CRIANÇAS - 2017

PERÍODO MÊS DE OUTUBRO 

 

PROF.  ELLEN ZANIM VICENTE MENEZES.


JUSTIFICATIVA

 A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.

OBJETIVOS

 

ü  Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.

ü  Homenagear a criança.

ü  Valorizar a criança.

ü  Festejar a Semana da criança Estimular a auto-estima infantil

ü  Desenvolver a criatividade.

ü  Promover jogos e brincadeiras para a semana de criança.

DESENVOLVIMENTO
• Músicas. A escola da música será de acordo com a idade e repertório do mundo infantil ou juvenil.
• Dramatização. Leitura e dramatização de um conto de fadas conhecido.
• Jogos.
• Brincadeiras

• Brincadeiras 1-  Estátua: Em roda, os participantes vão cantando de mãos dadas:

“A casinha da vovó,
cercadinha de cipó,
o café tá demorando,
com certeza não tem pó!
Brasil! 2000! Quem mexer saiu!”

Todos viram estátua e não vale rir, nem piscar, nem mexer, nem coçar!

• Brincadeiras 2  - Batata Quente
Não tem time. Passamos a bola, ou outro objeto, para um colega enquanto todos cantam:

__ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!

Quem estiver com a bola quando for dito “queimou” , sai da roda.


• Brincadeiras 3  Elefantinho Colorido
As pessoas ficam em roda. Um menino ou menina fala:
__ Elefante colorido!
Os outros perguntam:
__ De que cor ele é?
A criança escolhe uma cor e as pessoas têm que tocar em alguma coisa que tenha essa cor. Se alguém não achar a cor, o “elefantinho” pode pegá-lo.
Brincadeiras 5  - Peixinho e tubarão
São dois times – um de peixinhos, outro de tubarões. Quando tocar o apito baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando apito for forte, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo para sua casa. O peixinho que for pego por um tubarão vira tubarão também.
Brincadeiras 7 -  Ceguinho
Uma criança fica no centro da roda com os olhos fechados. A roda gira, com todos cantando “Pai Francisco”. Quando o “ceguinho” bater palmas, todos param e ele caminha para a frente até tocar em algum colega e descobrir em quem tocou.

Brincadeiras 8 - Senhor caçador
Os participantes sentam-se em roda e um deles será o caçador, que ficará com os olhos vendados. Os outros cantam:

“Senhor caçador,
preste bem atenção!
Não vá se enganar,
Quando o galo cantar!
Canta, galo!”
Um dos participantes da roda imitará a voz do galo e o caçador terá que descobrir quem é o galo

Brincadeiras 9 - Coelhinho sai da toca
Não tem time. Desenha-se no chão uma toca a menos que a quantidade de participantes. Cada coelho ficará dentro de uma toca, exceto um. O sem-toca dará os comandos:
__ O coelhinho vai escovar os dentes (não vale sair da toca, porque escovamos os dentes dentro de casa).
__ Coelhinho vai comprar pão (tem que trocar de toca).
O coelho sem toca vai tentar ocupar uma toca vazia e o dono dela ficará sem toca.

* Bibliografia

Bibliografia:

ABRAMOVICH, F. Brincando de antigamente. Belo Horizonte: Formato, 1966.
ADELSIN. Barangandão arco-iris. Belo Horizonte, 1997.

Nenhum comentário: