PROJETO LITERATURA DE CORDEL
PROJETO LITERATURA DE CORDEL
Professora responsável: Adirene das Graças Morais Santos
Turma Envolvida: 5º ano – 2012
Escola Santa Rita de Cássia – Douradina - Pr
|
É poesia popular
É historia contada em versos
Em estrofes a rimar
Escrita em papel comum
Feita pra ler ou cantar.
A capa é em xilogravura
Trabalho de artesão
Que esculpe em madeira
Um desenho com ponção
Preparando a matriz
Pra fazer reprodução.
Os folhetos de cordel
Nas feiras eram vendidos
Pendurados num cordão
Falando do acontecido,
De amor, luta e mistério,
De fé e do desassistido.
A minha literatura
De cordel é reflexão
Sobre a questão social
E orienta o cidadão
A valorizar a cultura
E também a educação.
Mas trata de outros temas:
Da luta do bem contra o mal,
Da crença do nosso povo,
Do hilário, coisa e tal
E você acha nas bancas
Por apenas um real.
O cordel é uma expressão
Da autêntica poesia
Do povo da minha terra
Que luta pra que um dia
Acabe a fome e miséria
Haja paz e harmonia.
JUSTIFICATIVA
Um projeto com o gênero cordel pode ser uma boa oportunidade da escola ter um encontro com a experiência cultural que emana desta literatura e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens — verbal oral, verbal escrita, musical, gráfica etc.— e quanto aos diversificados temas que aborda.
Assim o projeto pode colocar “na ordem do dia” uma literatura, geralmente, relegada ao segundo plano nos materiais didáticos e no cotidiano da escola, para que se possa conhecer, valorizar e respeitar a multiculturalidade própria de nosso país e os significados de coletividade e experiência comunitária presentes na produção do cordel.
Além disso, é bem interessante discutir com os alunos como a literatura de cordel, até por sobrevivência, acaba por incorporar inovações da indústria cultural, o que a torna mais rica e diversificada do que já é.
OBJETIVOS
- Objetivo principal
Esse projeto visa desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de escrita através da rica cultura popular brasileira. A literatura de cordel conta de maneira simples a vida das pessoas humildes de nosso país, mas que são ricas em conhecimentos, histórias, vivências, e exemplos de vida.
Objetivos Secundários
- Promover uma aproximação com a cultura popular.
- Reconhecer a diversidade literária do Brasil
- Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (popular) e a caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos) na utilização do Cordel
- Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade.
- Contribuir para o resgate da literatura de cordel
- Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
- Identificar e analisar variantes linguisticas regionais nos textos;
- Valorizar a espontaneidade nos trabalhos escolares;
- Leva os alunos a perceberem a beleza presente em um cordel e expressar isto oralmente;
- Fazer a leitura das poesias observando a entonação e divisão de versos;
- Organizar um mural/feira para exposição dos cordéis;
- Valorizar os conhecimentos prévios do aluno, capacitando-o a expressar ideias, sentimentos e opiniões;
- Levar o aluno a refletir e entender que a leitura pode ser fonte de informações, de prazer e de conhecimento;
PLANOS DE AÇÃO
- ETAPA 1: Realizar pesquisas na biblioteca, internet e materiais fornecidos pela professora;
· Estudar a origem, história, rimas, métricas e a produção brasileira.
· Pesquisar a biografia dos cordelistas brasileiros.
· Apresentar a variação linguística: Utilizando textos de Patativa do Assaré, mostrar aos alunos que a língua popular por muitas vezes é ridicularizada, porque o povo é discriminado. Assim, levá-los a perceber que a linguagem ‘certa’ não é apenas a que esta na mídia e nos falares de pessoas de altas classes sociais.
- ETAPA 2: Contato direto com a Literatura de Cordel
· Apresentar folhetos de cordel do projeto do ano anteriror para leitura e apreciação.
· Identificação das rimas
· Identificação dos temas
· Pesquisa sobre os principais personagens, ente eles Lampião.
- ETAPA 3: Escolha do temas para elaborar textos
· Os alunos escolherão temas para a confecção de suas poesias: amor, amizade, problemas sociais, boatos e fofocas, humor, terror.
· Também serão pesquisadas figuras, ilustrações, biografias de cordelistas, fotos e poemas para a confecção de cartazes de divulgação do projeto e de um livro de cordel.
- ETAPA 4: Arte: O trabalho com xilogravura (ilustrações populares obtidas por gravuras talhadas em madeira)
· A origem da xilogravura Nordestina;
· Mostrar aos alunos que a xilogravura mantém-se através dos tempos nos folhetos de cordel e que em tempos de tecnologia é preciso valorizar o que é feito artesanalmente;
· Confecção de Releituras de Xilogravuras com tinta e prato de isopor;
· Mostra dos trabalhos e da xilografia através de PowerPoint;
· Confecção de um painel para divulgar os trabalhos de xilogravuras na escola.
AVALIAÇÃO
As atividades permitirão à professora uma avaliação individual, já que as produções são independentes. Serão considerados alguns aspectos: interesse, participação e desenvolvimento dos trabalhos. Serão avaliados: pesquisas sobre os autores, produção dos cordéis, confecção da xilogravura e respeito ao prazo de entrega.
CULMINÂNCIA
· O livro com a história do cordel, biografia e poesias dos autores e o poema do aluno será doado ä biblioteca da unidade escolar depois de apresentado à comunidade escolar
· Será confeccionado, também, um livro com apenas os cordéis dos alunos e apresentado à comunidade escolar através de uma feira.
DURAÇAO DO PROJETO : Abril a Julho de 2012.
2 comentários:
Pretendo fazer algo parecido na minha escola, gostaria de ter mais informações e se poderia utilizar detalhes do seu projeto.
muito bom essa iniciativa...... já fiz também esse projeto e dá certo... parabens!!!
Postar um comentário