segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

APRESENTAÇÃO
Desde que foi criado em 1994, a Semana Nacional do Trânsito, que acontece nos mês de Setembro nos 18 até o dia 25, é um momento para se refletir a respeito dos cuidados, que devemos ter ao cruzamos as ruas e pistas movimentadas, assim, como os motoristas devem se comportar ao volante.
Esse ano como o tema “Educação Para o Trânsito” o CONTRAN, (Conselho Nacional de Trânsito), lançou oficialmente em todo o país a Semana Nacional de Transito.
A Criança no Trânsito - Orientações Básicas


As crianças são habituais companheiras de viagem no veículo, pelo menos uma vez por dia. São transportadas da casa para a escola, da escola para a casa, além do dentista, médico, natação e compras, fora os passeios nos finais de semana e as viagens com a família. Portanto, devem ser orientadas para o comportamento de respeito e segurança nas vias públicas, seja na condição de pedestre, passageiro ou condutor. Quando se fala em condutor, não nos referimos aos veículos automotores, ou que ela um dia vai conduzir este tipo de veículo. Mas a realidade é que atualmente nossas crianças usam bicicleta, muitas usam montaria, outras são vendedoras ambulantes e conduzem o veiculo do catador de produtos recicláveis.
Outro aspecto a considerar é que os brinquedos tais como skate, patins, patinetes, etc., não são veículos, mas brinquedos, e existe lugar apropriado e seguro para brincar com eles.
Muitas vezes, a falta de maturidade para aprender determinados comportamentos adequados no trânsito, pode ser confundida com distração, desobediência ou até pouca inteligência. Conhecer as limitações da criança é importante para entender porque ela não pode se comportar com a mesma desenvoltura do adulto no tráfego.
São características da criança e dos adolescentes:
  • Dificuldade de localização precisa dos sons que ela ouve no tráfego;
  • Capacidade de lidar apenas com um fato ou uma única ação de cada vez, até aproximadamente sete anos;
  • Dificuldade de julgamento da distância de um objeto nas vias de tráfego;
  • Tendência à distração e ao comportamento imprevisível, decorrente da concentração voltada exclusivamente para uma única atividade de interesse;
  • Necessidade de maior tempo para processamento de informações;
  • Dificuldade de encontrar locais seguros para atravessar que não sejam os evidentes, como as passarelas, por exemplo;
  • Incapacidade ou dificuldade de colocar-se na posição dos outros, o que é fundamental para a compreensão do jogo do trânsito. Isso só muda por volta dos onze anos de idade, quando a criança passa de uma visão do mundo centrada em si mesma para uma visão mais social;
  • Pequena estatura, que prejudica tanto a visão do trânsito pela criança, como dificulta a visão da criança pelo motorista. Os olhos da criança estão entre 80 e 100 cm de altura, enquanto os dos adultos ficam de 150 a 175 cm de altura.
JUSTIFICATIVA.
Em todo o país ocorrem mortes não só envolvendo carros, mais mortes devidas às brigas com motoristas e pedestres e motoristas, devido à falta de educação no transito.
Segundo o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a imperícia, a imprudência e a negligência humanas, como fatores principais, pela ocorrência de mais de 35 mil mortes anuais ocorridas por acidentes de trânsito no Brasil.
Outro fator que também é dado como motivos de acidentes e mortes no transito esta segundo o Sistema Nacional de Trânsito, é falta de ética entre pedestres e motoristas.
E o que nos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, temos com isso? Temos e muito.  O nosso publico é composto por uma das partes mais vulnerável da população: as Crianças e dos Adolescentes.
Pensando nisso é que elaboramos esse Projeto baseado na Campanha Nacional de Trânsito desse ano que é “Educação Para o Transito”. Bom trabalho e sucesso.
OBJETIVOS:
Ø  Desenvolver atitudes de ética nas nossas criads;
Ø  Respeitar as Leis de Trânsito existentes no País e na cidade;
Ø  Segurança pessoal e no grupo em que está inserido;
Ø  Transmitir conhecimentos básicos de segurança de transito as criads nas jornadas ampliadas;
Ø  Cuidados necessários quando andarem de bicicleta;
Ø  Entreter.
DESENVOLVIMENTO
O teatro é uma das formas para se trabalhar temas escolares para um melhor aproveitamento pedagógico das atividades propostas. Por isso nesse projeto vamos trabalhar a encenação de Teatro com nossas criads.
Divida a sala em dois grupos: das crianças pequenas e os adolescentes. Com as crianças pequenas trabalhe os sinais de transito e como devemos atravessar as ruas movimentadas, quais os cuidados que devemos ter em atravessar uma rua.
Nesse caso elabore uma peça de Teatro onde as crianças pequenas encenem situações de risco com: atravessar uma rua sozinha, movimentada etc. a imaginação fica por conta de vocês.
Para os adolescentes vamos elaborar uma situação onde um motorista bebe e depois vai dirigir e é parado por um (a) policial que repreende por ter bebido, e que poderia ter causado um acidente. Nesse caso o objetivo é mostrar que quando o motorista bebe pode causar a morte de pessoas inocentes.
Todas as situações devem ser relacionadas com a nossa realidade, local, pois mesmo nossas crianças vindas das classes populares elas não estão livres de sofrerem acidentes automobilísticos. Vocês vão receber em anexo materiais para o desenvolvimento das atividades nas jornadas ampliadas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
BRASIL. Departamento Nacional de Trânsito. Onde fica o paraíso? Um passeio no passado. Brasília: Ministério das Cidades, DENATRAN, 2008.
BRASIL. Republica Federativa do. Lei 9503 de 23 de Setembro de 1997. Código Nacional de Trânsito. Brasília, 1997.
BRASIL. Republica Federativa do. Lei 9394/1996. Lei de Diretrizes da Educação Nacional. LDBEN, Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Republica Federativa do. Lei 8069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.

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