quarta-feira, 1 de março de 2017

Projeto Correspondência
Objetivo:
  • Rede de intercâmbio, colocar o aluno numa situação real de comunicação e de socialização do pensamento com os outros alunos da mesma faixa etária e escolaridade;
  • Criar estímulos para que cada um exija de si mesmo o melhor;
  • Realizar a interdisciplinaridade através do intercâmbio;
  • Realizar o encontro dos alunos das escolas para conhecer seus correspondentes, engajando-os na rede de intercâmbio.

Desenvolvimento Estratégico
Através de ações como:
  • Conversa informal sobre a importância de uma correspondência em nossa sociedade;
  • Levar o aluno a entender a organização na qual atende a uma função que a diferencia dos demais tipos de textos: estabelecer um diálogo direto entre remetente e destinatário, trazer uma mensagem pontual e apresentar uma organização de texto que se mantém os aspectos: evocação, data, mensagem, desfecho e assinatura;
  • Preenchimento do envelope: destinatário e remetente;
  • Projetos desenvolvidos e abordados nas trocas das cartas:

Portugues
  • Projeto amigos;
  • Meu nome é... :
  • Como sou... :
  • Identidade;
  • Meus gostos e sonhos;
  • Amigo secreto;
  • Acróstico.

    História e Geografia
  • Minha história;
  • Naturalidade;
  • Fatos marcantes da história familiar e do aluno;
  • Migração;
  • Trajeto percorrido até a escola observando: ruas, avenidas, tipos de moradia, comércio, etc.

    Educação Artística e Educação Física
  •  
  • Tingindo papéis, através da técnica de tingimento de papéis os alunos experimentarão maneiras para conseguir efeitos variados no papel para a escrita das cartas;
  • Confecção de crachás criativos para identificação;
  • Confecção de lembrancinhas (suporte para pirulitos), motivo "Festa Junina";
  • Apresentação dos alunos, professores, coordenadores, diretores e mães de alunos;
  • Troca de lembranças e de experiências no projeto de classe de aceleração, através de depoimentos;
  • Visita às dependências da Escola;
  • Lanche;
  • Dinâmica de grupo;
  • Coreografia criadas pelos próprios alunos;
  • Jogos recreativos;
  • Brincando de forca;
  • Encerramento: Agradecimento e apresentação de números musicais.
Síntese ou Culmimância
  • Em todas as atividades que foram desenvolvidas neste projeto, houve respeitos mútuo, disciplina, boas maneiras e espírito de cooperativismo que contribuíram para a socialização entre alunos.
  • Foi grande a participação e solidariedade para com os colegas não alfabetizados na escrita das cartas e em outras atividades.
  • Houve um resgate da auto-estima dos alunos proporcionando uma grande motivação e expectativa, levando-os a desempenhar as atividades com entusiasmo e a compreender o objetivo e a importância da escrita através da correspondência.
  • Produção de texto feito pelos alunos relatando a realização do projeto.
Agradecimento pelo apoio:
  • DIRETORAS:
    Maria Cilena Taquet
    Maria Margarida Nogueira de Almeida
  • COORDENADORAS:
    Nilsa de fátima Cursino Lopes
    Imara
  • PROFESSORA:
    Ivanete Eubeisa Amaro
  • MÃES DE ALUNOS:
    Carmem Eliana Pires da Silva
  • Merendeiras e funcionários.


Nenhum comentário: