quinta-feira, 2 de março de 2017

PROJETO: " PROFISSOES- UM DIA, CADA UM TERÁ A SUA".
ADRIANA PALMEIRA DOS SANTOS
EVELIN MACEDO DO VALE
PROJETO:
“Profissões: Um dia, cada um terá a sua”

Projeto apresentado à Faculdade Metropolitana de Caieiras (FMC), Curso de Pedagogia, como exigência do curso Elaboração e Gestão de Projetos Educativos e do Programa de Estágio em Gestão Escolar, para a Profa. Ms. Rose Meire C. Furlan e Profa. Lurdes Bernardes.

CAIEIRAS
2009

SUMÁRIO

Introdução. 04
Justificativa. 05
Histórico da Escola 05
Caracterização da escola 06
Objetivos Gerais 07
Objetivos Específicos 08
Público alvo 09
Procedimentos Metodológicos 10
Recursos Humanos 11
Recursos Materiais 11
Recursos Financeiros 11
Avaliação 12
Resultados Esperados 12
Cronograma 13 e 14
Anexos 15
Referencias Bibliográficas 16

INTRODUÇÃO

O relato aqui apresentado é o Projeto Temático produzido pelas alunas Adriana Palmeira dos Santos e Evelin Macedo do Vale, do último semestre do curso de pedagogia da Faculdade Metropolitana de Caieiras.
Apresentação do projeto é uma forma de despertar o interesse da criança; sendo que este projeto é um meio de levantamento do conhecimento que cada aluno já possui sobre o tema profissões (poderá ser realizado por meio de desenho ou numa roda de conversa), para que por meio deste projeto valorizem todas as profissões .
JUSTIFICATIVA

A partir desse projeto colocaremos nossos alunos em contato com as diferentes profissões, tanto as que já conhecem como ampliando seus conhecimentos sobre o assunto. Além de perceberem a dignidade e importância de cada profissão, socializarão suas preferências, expondo suas vontades e discutindo a necessidade de estudar para se alcançar uma profissão.
Sendo assim se faz necessário trabalhar este projeto na escola para que as crianças tenham um contato com a diversidade de profissões para que futuramente ela possa já ter uma base para escolher qual profissão quer exercer.

HISTÓRICO DA ESCOLA.


A instituição esta funcionando desde 1968, ou seja, há 41 anos a escola tem esse nome porque o patrono da E. E. Mário Meneguini foi o pesquisador de vegetais e cientista Caieirense Dr. Mário Meneguini nascido em Caieiras em 19 de agosto de 1914, na qual ganhou destaque no Instituto Biológico de São Paulo e alcançou projeção internacional, escola fundada em 1968 e o seu 1º nome foi 4ª escola de emergência do bairro das Laranjeiras.
Sendo que a instituição foi inaugurada no ano de 1968.


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.

Esse projeto será destinado para meninos e meninas do Ensino Fundamental da E. E. Mario Meneguini, da sala da professora Regiane 2º ano A, sendo que são alunos que estudam nessa Unidade moram em diversos locais (próximo e distante da escola). Há muitas crianças carentes, mas o que predomina são os de classe média baixa e o número total de alunos da escola.563.
Por isso se faz necessário esse projeto para que eles possam ter o contato com outras profissões e saber como é o dia-a-dia desses profissionais.
O nome da escola é Escola Estadual Mário Meneguini, esta localizada na Praça Cláudio Manoel da Costa S/N, os aspectos físicos dessa escola são:

NÚMEROS SALAS DE AULA – 10
SECRETARIA – 1
SALA DOS PROFESSORES – 1
BANHEIROS – 4
COZINHAS – 2
BIBLIOTECA – 0
LABORATÓRIOS – 0
CANTINA – 0
PÁTIO INTERNO E EXTERNO – 1
QUADRA – 0
SELADORIA E DEMAIS DEPENDÊNCIAS – 0

Os alunos em sua maioria são de classe média baixa, sendo que a escola E.E. Mário Meneguini é voltada para o ciclo I.

OBJETIVOS GERIAS


A meta a ser alcançada é que as crianças conheçam vários tipos de profissões, valorizando todas elas, ampliando seu conhecimento de mundo e desenvolvendo o raciocínio, habilidades e a criatividade.
E a proposta deste projeto na escola é colocar a criança a par do que acontece em cada profissão, para que possam estar conhecendo melhor cada uma delas.
Faremos uma pesquisa sobre as diferentes profissões, levantaremos imagens de revista e jornais, passaremos vídeos, faremos entrevistas com alguns profissionais ( convidaremos alguns pais para falar de sua profissão);
Durante o projeto desenvolveremos atividades de português, matemática, Geografia, História e até Ciências;
Faremos leituras duas vezes por semana sobre profissões;
As crianças terão oportunidade de se expressarem através da arte ( teatro, desenho, mímica, música, poemas)
Finalmente confeccionaremos um grande mural de exposições.


OBJETIVOS ESPECIFICOS


Este projeto se faz necessário primeiro pelo simples contato e pesquisa sobre as profissões e também o aluno terá oportunidade de perceber o “para que” de estudar e buscar conhecimento, e que existe um grande objetivo por trás desta ação: o trabalho e a cidadania, que todos buscarão um dia.



PÚBLICO ALVO


Esse projeto será destinado para meninos e meninas do Ensino Fundamental da E. E. Mario Meneguini, alunos da 2ª série do Ciclo I do Ensino Fundamental.
Sendo que a comunidade pode estar participando e dando algumas sugestões no trabalho.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural.
Com esses pressupostos a serem estudados a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida , sendo que cada aluno terá contato com as diferentes profissões e poderá socializar suas preferências.
Conversaremos sobre a importância das diferentes profissões.
Depois pediremos para as crianças fazerem uma pesquisa sobre a profissão dos pais e se gostam do que fazem ou o porquê da escolha, falaremos sobre a profissão da mulher, trarão ilustrações de pessoas trabalhando, pesquisaremos sobre novas profissões e quais os jovens mais procuram. Os alunos vão se expressar através de mímicas, artes plásticas e até uma pequena apresentação, algumas profissões.
Tiraremos fotos dos diferentes momentos do projeto e finalizaremos com um grande painel ou álbum das profissões. Escola: Mario Meneguini
Ensino Fundamental Projeto Temático Série: 2º ano A

1. Atividade: Pesquisa, recorte e colagem.
Pesquisar em revistas imagens sobre algumas profissões, recortar e colar as figuras selecionadas.
Desenvolvimento: As crianças irão comentar o trabalho desenvolvido nas figuras selecionadas da revista e depois farão um cartaz com a colagem desses recortes.
2. Atividade: Análise de filmes.
Assistir a dois filmes: A Branca de Neve e os sete anões e Cinderela.
Desenvolvimento: A criança irá observar as personagens que estão trabalhando e farão um desenho para representar a tarefa observada.
3. Atividade: Roda de leitura.
Iremos contar como surgiu o trabalho baseado na revista: Saiba mais sobre o dia do trabalho com a turma da Mônica.
Desenvolvimento: Com a leitura da revista, as crianças aprenderam como é importante trabalhar para se ter um sustento,comprar comida,roupa entre outras.
4. Atividade: Cruzadinha.
Desenvolvimento: as crianças farão uma cruzadinha sobre as profissões onde deverão achar o nome de cada profissão.
5. Atividade:Leitura de Parlenda.
Desenvolvimento: A professora irá ler a parlenda: O que é que ele faz ?
Sendo que a criança deve acompanhar com o dedinho a leitura do texto.
Logo em seguida as crianças terão que desenhar os profissionais que estão escritos na parlenda.
6. Atividade: Descobrir quais são as profissões.
Desenvolvimento: Nesta atividade a criança terá que descobrir cinco profissões observando as figuras
E logo em seguida terá que escrever o nome de cada uma das profissões.
7. Atividade:Caça-palavras.
Desenvolvimento: Ache sete profissões no caça-palavras e depois escreva uma frase com cada uma das palavras que achou,desse modo esta atividade é de escrita.
8. Atividade: Perguntas referente ao tema Profissões ..
Desenvolvimento: A professora irá perguntar para as crianças qual a profissão que você gostaria de ter quando crescer ? Porque ? Esta atividade será de escrita.
Depois escreva com suas palavras um texto pequeno sobre a importância das profissões,se quiser ilustre o texto com desenhos.
9. Atividade:Observe as figuras.
Desenvolvimento: a criança terá que escrever o trabalho que cada uma das situações que estão nas figuras realiza.
10. Atividade: Cantar.
Desenvolvimento: Aprender a música que fala sobre várias profissões, Cantando com a professora e com seus amigos o canto do profissional.

RECURSOS HUMANOS.

Serão envolvidos:
• A professora da sala.
• Os alunos.
• A comunidade será envolvida neste projeto observando o mural que estará exposto na escola,para que possam perceber o quanto todas as profissões são importantes.


RECURSOS MATERIAIS.

Os recursos materiais necessários para este projeto ser posto em prática: iremos usar uma maquina fotográfica para tirarmos fotos das atividades sendo feitas pelos alunos e também usaremos cartolina,cola,tesoura,recortes de revistas,jornais ou desenhos da internet,livro sobre as profissões,vídeo, computador e atividades.
RECURSOS FINANCEIROS.

Os recursos financeiros para se aplicar este projeto em sala de aula, serão cedidos pela APM sendo que passará primeiro pelas mãos do Conselho Escolar.

AVALIAÇÃO


A avaliação será continua, observaremos o interesse dos alunos e ampliaremos o projeto se necessário, as revisões estarão presentes nessa prática e a auto avaliação, onde cada aluno poderá expressar os pontos positivos e negativos da realização do projeto.


RESULTADOS ESPERADOS.


Além de ampliar o conhecimento do aluno, resgatar a importância das profissões para nossa vida, valorizando cada trabalhador, desenvolveremos nos alunos um espírito crítico, que lhes ajudarão na construção da cidadania, despertando e motivando-os para o estudo, pois só por meio dele alcançaremos uma profissão.


CRONOGRAMA.


Este projeto inicialmente será planejado para um bimestre, podendo ser ampliado de acordo com o interesse dos alunos.
Nosso projeto terá o inicio no dia 22 de Outubro e terminará no dia 27 de Outubro.

ANEXOS

Filmes: “Cinderela” e ”A branca de Neve e os sete anões”,passamos estes dois filmes para as crianças observarem as personagens trabalhando,mas é obvio que existem muitos outros filmes que mostram outros personagens trabalhando,mas achamos muito interessante mostrar esses filmes como é o trabalho doméstico.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Martins, José do Prado. Caracterização da Escola. São Paulo: Atlas,1999.
Martins, José do Prado.Organização Geral da Unidade Escolar. São Paulo: Atlas,1999.
Antúnez, Serafín. Como Expressar a Estrutura Organizacional no Projeto Educativo da Escola. São Paulo: Cortez, 1997.


A Professora Regiane desenvolveu a produção de texto sobre a descrição de um profissional.
Palavra-chave: trabalho - cada um de nós deve estar sempre pronto a realizar algo, devemos ser produtivos, criativos. É fazendo algo que se aprende. É realizando algo que chegamos a ter experiência para alguma coisa.
Versículo: "Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem", Salmos 128:2
Objetivos: Compreender através da Palavra que Deus instituiu o trabalho; concluir que o exercício profissional é a fonte de manutenção financeira no lar.

O Médico
O médico cuida de doentes. o médico usa um escutador, uma máscara e muito mais. O médico atende em todos os horários, não tem um horário para ele descansar, mas alguns médicos ficam até a noite. Outros passam no hospital. Ele tem que estudar, ele tem que amar as pessoas.
Princípio biblico: Semear e Colher
O médico tem que dar o remédio certo. Se ele der o remédio errado a pessoa pode morrer. Tem médico que dá remédio certo, tem médico que dá remédio errado. O médico tem que ser um bom médico.
________________________________________

O Bombeiro
O Bombeiro apaga incêndios em casas,prédios em todos os lugares.Ele precisa usar capacete e uma roupa especial para se proteger do fogo e usa a mangueira para apagar os incêndios.
Princípio Bíblico: Mordomia
Porque ele tem que ter muito cuidado com as pessoas que ele socorre e com ele próprio.
________________________________________
A Cantora
A cantora tem que treinar muito. Elas fazem DVDs e CDs. Eu, Natália, quero ser quando crescer, igual a Ana Paula Valadão. Eu e minha mãe queremos fazer aula de canto. Um dia eu estava pensando: eu passaria no concurso da Ana Paula Valadão. Para cantar não pode ter vergonha. Um dia uma amiga da minha mãe disse assim: para cantar tem que comer maçãs para ficar com a voz fina.
Princípio Bíblico: Individualidade
Cada um tem uma voz para cantar. Deus deu uma voz para cada um para cantar e falar. E com minha voz posso louvar a Deus.
________________________________________

O Pintor
Existem pintores de muitos tipos, como: arquiteto, pintor de quadros e também existem pintores que pintam no computador com lápis e pincel. Ele tem que pensar muitos e ser bom. Os pintores pintam muitos quadros. Eu escolhi ser pintor porque eu recebi o dom de pintar. Eu não sei o que eu vou ser, arquiteto ou desenhista de carros e motos. Imaginou como seria o mundo sem pintores? Não seria legal. Os pintores tem muitas tintas e muitas cores, algumas pessoas acham que os pintores tem um trabalho folgado, mas não é não, precisa de muitas pessoas.
Princípio Biblico: Semear e colher
Se os pintores não estudarem eles não podem trabalhar, se ele é um folgado ou não chegar na hora, ele colhe coisas ruins, mas se ele não é folgado e chega na hora, ele tem um salário excelente.
________________________________________

A Veterinária
A veterinária tem que estudar anatomia, nutrição e genética animal, tem aulas de matemática e estatística. A veterinária além de gostar do trabalho, tem que ser firme ao ver o sofrimento dos animais e dos donos. Ela pode no mínimo ficar na faculdade uns 5 anos. A veterinária tem que sempre ter um equipamento. A veterinária tem que treinar muito para ser uma veterinária especialista. A veterinária conhece vários animais.
Princípio Bíblico: Caráter
Eu escolhi este princípio porque a veterinária deixa uma marca de amor com os animais e de quem gosta do trabalho, e de quem faz de tudo para salvar a vida dos animais.
________________________________________

A Bailarina
As bailarinas tem que treinar bastante. Elas tem que treinar para equilibrar-se bem. As bailarinas treinam para as apresentações. Se elas não treinar, eles vão falhar. As professores de balé treinam bastante. As bailarinas dançam muito. As roupas que as bailarinas usam são muito lindas, algumas tem até brilhos.
Princípio Bíblico: Mordomia
Elas tem que limpar sempre o local do trabalho antes de sair. Elas tem que ter mordomia com as coisas de balé, tipo os cabelos, as saias, as sapatilhas.
________________________________________
O Advogado
O advogado é muito importante. Ele luta para tirar as pessoas da cadeia. O escritório dele tem que estar sempre limpo. O advogado não pode se atrasar. Eu acho pior para o advogado é correr de um lado para o outro. Ele tem que ler muitos livros de lei. Ele precisa entender tudo de lei.
Princípio Bíblico: Auto-governo
O advogado tem que ser disciplinado, porque ele não pode se atrasar em nenhum compromisso.
________________________________________
A Professora
A Professora usa um jaleco por cima da roupa , algumas professoras usam óculos. A Professora tem que conhecer bem seus alunos para saber ensiná-los a ler e escrever. Eu acho que as Professoras são bem legais. A Professora tem que estudar muito.
Princípio Bíblico: Caráter
Porque ela tem que ter muito cuidado com o com o material que ela irá preparar para a aula e tem que ensinar as crianças com carinho e amor.
________________________________________
Presidente
O Presidente da República é uma pessoa muito importante, porque ele cuida do Brasil. O Presidente da República tem que cuidar de serviços muito importantes e manter o país em forma. Ele tem que cuidar do trabalho federal. O Presidente tem que acordar e ir trabalhar. Ele precisa ficar muito informado e sempre saber o que acontece no Brasil. O Presidente da República tem muitas reuniões.
Princípio Bíblico: Mordomia
O nome do Presidente é Lula. O Presidente da República precisa se preocupar mais com as pessoas do que com o trabalho.

________________________________________
O Jogador de Futebol
O Jogador de Futebol usa uniforme do seu time,sendo que o Jogador de Futebol ganha muito bem e precisa fazer bastante gol para o seu time ganhar a partida.
Princípio Bíblico: Mordomia
Porque ele tem que fazer gol.
________________________________________
A Aeromoça
A Aeromoça tem que verificar se os passageiros precisam de alguma coisa ou se querem comer,beber.
A Aeromoça tem que ser simpática,deve falar várias línguas e saber atender os passageiros.
Princípio Bíblico: Mordomia
Porque ele tem que ter muito cuidado para falar com as pessoas e atender aos seus pedidos quando pedirem.
________________________________________

A Enfermeira
A Enfermeira cuida dos doentes,ela dá remédio,aplica injeções.
A Enfermeira trabalha nos hospitais,ela trabalha junto com o médico.
Princípio Bíblico: Semear e Colher
A Enfermeira tem que dar o remédio certo. Se ela der o remédio errado a pessoa pode morrer. A Enfermeira tem que ser um bom profissional.

Fonte: http://proadrianapalmeira.blogspot.com.br/2009/11/projeto-profissoes-um-dia-cada-um-tera.html

Nenhum comentário: