segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

OFICINA SOBRE TEMAS TRANSVERSAIS

1 - Planejamento
1.1 - Tema: Sexualidade
1.2- Sub-tema: Corpo: Matriz da Sexualidade / Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
1.3 - Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho educativo, informativo, reflexivo e preventivo com a temática sexualidade, junto aos alunos do 5° ano/9 do Ensino Fundamental.
1.4 - Objetivos Específicos: Que os alunos possam:
·        Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir do prazer sexual;
·        Agir de modo consciente para prevenção das DSTs/AIDS e de modo solidário aos portadores do HIV;
·        Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada;
·        Reconhecer a eficácia dos preservativos e a necessidade do sexo seguro;


1.5 - Metodologia: Inicialmente será apresentado no PPT um vídeo para os alunos com o tema: “Fases da Vida”. Em seguida será dada uma aula expositiva, dividida nos seguintes temas: Cuidando do Seu Corpo; A Gravidez Precoce; As DSTs; AIDS; Como o HIV é transmitido; Comunicação: a arma da prevenção. Cada tema será explicado por uma integrante do grupo, buscando promover uma sensibilização e reflexão, o que permitirá aos alunos conhecer os riscos inerentes ao relacionamento sexual (gravidez, DSTs/AIDS) e suas conseqüências. Na sequência será realizada uma série de perguntas para os alunos, tais como: Qual é a sua principal preocupação com a higiene do seu corpo? Você se preocupa com seu corpo? De que maneira?  Quais são os hábitos de higiene adotados por você? Como você faz a higiene da sua região genital? Quais as partes do corpo que apresentam odores? Você utiliza algum produto caseiro para combater os cheiros do seu corpo? Conte como faz. Você tem alguma dúvida com relação aos seus hábitos de higiene?
 Será aplicada uma atividade com o tema: “O amor com o próximo e com o seu próprio corpo” (detalhe da atividade no item 2.4) e dinâmicas de grupos (detalhes das dinâmicas nos itens 2.3 e 2.5).
1.6 - Material necessário: Folhas de papel ofício; lápis de cor; canetinhas hidrocor; data show; um saco contendo os seguintes materiais: fio dental, absorvente, pente, camisinha, pílula anticoncepcional, sabonete, esponja de banho, escova de dente entre outros.
1.7 - Tempo estimado: 1:40 mim
2- Desenvolvimento da Ação/Etapas
2.1- Acolhimento: Apresentação de um vídeo “Fases da vida” com duração de 6 minutos.
2.2- Exposição Dialogada: Serão abordadas as seguintes questões:
·        Cuidando do seu corpo;  
·        A gravidez precoce;
·        As DSTs;
·        AIDS;        
·        Como o HIV é transmitido; 
·        Comunicação: a arma da prevenção.   
2.3- Dinâmica: Será realizada uma dinâmica com duração prevista de 20 minutos, para que os alunos possam refletir sobre o tema que foi discutido.
Dinâmica: O professor começa a dinâmica contando uma pequena história, a partir daí os alunos em roda deverão dar continuidade, tirando um objeto do saco, incluindo-o na história, dando sequência e lógica. O objetivo desta dinâmica é conhecer e esclarecer sobre os cuidados que devemos ter com nosso corpo e formas de prevenção de doenças. Os materiais que serão colocados dentro do saco são: fio dental, absorvente, pente, camisinha, pílula anticoncepcional, sabonete, esponja de banho, escova de dente entre outros.
2.4- Atividade: Após trabalhar o tema em questão, será solicitado aos alunos que produzam diferentes tipos de comunicação, tais como: cartaz, folder, panfleto, frases de pára-choques de caminhão (fica livre a escolha do aluno), com a seguinte mensagem: “O amor com o próximo e com o seu próprio corpo”.   
2.5- Fechamento: Será realizada outra dinâmica com os alunos com duração prevista de 15 minutos, visando uma reflexão e uma avaliação sobre o que o grupo trabalhou e discutiu. Neste momento final o esclarecimento de eventuais dúvidas também poderá ser feito.
Dinâmica: Formar um círculo apertado com os alunos, entrelaçado ao centro da sala, e uma pessoa tentando penetrar no grupo, da melhor maneira que achar possível, usando a força bruta ou dialogando. O objetivo desta dinâmica é vivenciar o sentimento de exclusão do grupo e desenvolver o sentimento de ser aceito, de ser considerado pelo grupo. Ao final da dinâmica debater as seguintes questões: Quais os sentimentos despertados nos indivíduos quando são excluídos do grupo? O que leva o grupo a excluir uma pessoa? Como evitar a exclusão?






Nenhum comentário: