sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


EMEFEI “VEREADOR JOSÉ LUIZ GOMES DA SILVA – ZELO”
 2º ano 2013


Projeto Cantigas

Etapas


Objetivos
Proposta Didática
1 - Apresentação
Envolver , trazer responsabilidade, ampliar o repertório de cantigas
-          Ouvir o CD de Cantigas
-          Lista de cantigas preferidas
2 – Estudo coletivo
- Características do gênero
-          Identificação dos versos, estrofes e rimas;
-          Identificação de rimas;
-          Brincadeiras com rimas;
-          Escrita de novas rimas;
3 - Estudo
-          Diversidade de leituras de canções para ampliar o repertório

-          Pesquisa com os pais de uma canção de ninar;
-          Pesquisa de uma canção que cantamos para brincar;
4 - Produção
- Escrita das canções que comporão o livro;
-          Sistema de escrita: avancem em suas hipóteses de escritas selecionando com quais e quantas letras escrever.
-          Procedimentos de escritor: planejando a sequência de escrita e a estrutura do texto.
-          Produção em duplas
-          Releitura do texto
-          Revisão coletiva
-          Revisão do próprio texto
5- Finalização
Apresentação do Produto final
- Entregar o livro de canções para a Professora do Jard II


 
Atividades desenvolvidas

DATA
ATIVIDADE
OBJETIVO
04/03/2013
Escrita individual da canção preferida
Levantamento conhecimento prévios
06/03/2013
Lista de canções - coletivamente
Conhecimento das cantigas que comporão o livro
08/03/2013
Produção oral com destino escrito – Uma canção de páscoa
Observar a estrutura do texto (em estrofes), localizar as rimas.
11/03/2013
Escutar CD de Cantigas -
Ampliar repertório de cantigas
13/03/2013
Ordenar a canção Nana Nenê
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não alfabéticos: ordena as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
15/03/2013
Completar lacunas na canção O Sapo
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: lêem e escrevem quais palavras estão faltando, pensando nas rimas e quais letras utilizar.
Não alfabéticos: agrupados com alfabéticos, alfabéticos lêem, os não alfabéticos consultam um banco de palavras para descobrir qual é a palavra que o alfabético pediu.
18/03/2013
Ordenar a canção Borboletinha – em palavras
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as palavras pensando na estrutura da canção (estrofes e rimas).
Não alfabéticos: ordena as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
20/03/2013
Ordenar uma estrofe da canção  Alecrim
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não alfabéticos: ordena as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
22/03/2013
Ordena uma estrofe da canção Coelhinho da Páscoa
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não alfabéticos: ordena as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
25/03/2013
Segmentar uma estrofe da canção Dona Aranha
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não alfabéticos: localizam algumas palavras na estrofe.
27/03/2013
Ordenar a canção Pirulito
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as letras para refletir sobre ortografia.
Não alfabéticos: ordena as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
01/04/2013
Segmentar uma estrofe da canção  Samba lê lê.
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não alfabéticos: localizam algumas palavras na estrofe.
03/04/2013
Completar lacunas da canção Pombinha Branca
Avanço nas hipóteses de leitura:
Alfabéticos: pensam na segmentação da estrofe
Não alfabéticos: localizam algumas palavras na estrofe.
05/04/2013
Escrita de uma nova versão da canção O Sapo
Pensar em palavras que rimam, sem perder o sentido da canção.
08/04/2013
Ordenar a canção Se essa rua fosse minha
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: ordena as palavras pensando na estrutura da canção (estrofes e rimas).
Não alfabéticos: ordena as palavras, avançando em suas hipóteses de leitura
10/04/2013
Completar lacunas da canção A Barata Mentirosa – com rimas desconhecidas das crianças
Reflexão sobre o sistema: Alfabéticos: lêem e escrevem quais palavras estão faltando, pensando nas rimas.
Não alfabéticos: agrupados com alfabéticos, alfabéticos lêem, os não alfabéticos consultam um banco de palavras para descobrir qual é a palavra que o alfabético pediu.
12/04/2013
Ditado interativo do nome das canções para compor o índice do livro.
Pensar em quantas e quais letras utilizar, refletindo sobre o sistema.
15/04/2013
Escrita de um bilhete para a Professora do Jardim I presenteando-a com o livro – produção oral com destino escrito
Aprender procedimentos de escritor (pensar como escrever, ler e reler o que produziu, revisão do próprio texto).




Nenhum comentário: