sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Projeto: RECICLANDO PARA A VIDA


Justificativa: A preservação do Meio Ambiente atualmente é um tema que deve ser trabalhado desde a pré-escola. Está valorização tem que ser internalizada, em nossas crianças, o mais rápido possível, devido à situação caótica a qual se encontra o nosso habitat. Portanto, hoje, se faz necessário que, nossos alunos, tornem-se formadores de conceitos que possam beneficiar a vida prática e o Meio Ambiente. E que no futuro, sejam formadores de critérios e de ações. Pautadas em valores éticos. Com comprometimento, consigo, com o outro e com a Natureza.


Objetivos: Promover ações que os levem a criar o hábito de valorizar as matérias primas existente no meio ambiente e as recicláveis E que a sua reutilização, tanto no espaço escolar, quanto em sua vida diária, possa tornar-se um ato significativo e prazeroso. E que através da prática de reciclar e preservar, está embutido a valorização do meio em que se vive. Facilitando a descoberta de que, com esses materiais, é possível construir artesanatos criativos;
Observar que, os reaproveitamentos dos materiais jogados no Meio Ambiente se forem reutilizados, não afetará o ciclo vital do mesmo;
Estabelecer relações entre o ambiente onde existe uma determinada conscientização ambiental e o que ainda não possui esta prática;
Caracterizar materiais recicláveis e processos de tratamento de alguns materiais do lixo como: matéria orgânica, papel, plásticos, etc.;
Organizar e registrar as informações pesquisadas através de: tabelas, gráficos, listas, textos e maquetes, a respeito do tema abordado, com a orientação do professor;
Interpretar as informações de causa e efeito ocasionado pelo mau uso do espaço em que vive;
Valorizar a vida em sua diversidade e sua preservação.

Operacionalização:
Público Alvo: Alunos e toda a comunidade educativa.
Parceiros: A comunidade escolar, familiares e outros segmentos.
Tempo: um ano.
Desenvolvimento:
Rodas de conversa;
Pesquisas sobre o tema;
Aula fora: Usina de Reciclagem; Petroquímica; Gruta Santa Luzia e SEMASA;
Atividade e construção dos brinquedos em agrupamentos ou no grupão;
Envolver os familiares como parceiros do processo - na doação dos materiais e na sua construção;
Construção de: brinquedos, jogos, teatros de fantoches,  artesanatos, terrários, instrumentos musicais, painéis, etc;
Apresentação musical: HIP HOP da Reciclagem.


Recursos:
Todo e qualquer material recicláveis;
Toca cds;
Computador
Papéis(pardo, sulfite, cartolina, etc);
Tesoura;
Cola branca;
Fitas colantes;
Barbantes;
Giz(de lousa, de cera);
Tintas(guache, de dedo);
Canetões e canetinhas;
Livros de histórias, encartes, revistas, jornais, etc;
Máquina fotográfica.
 Avaliação:
Espera-se que a criança/aluno internalize esses conhecimentos e que futuramente se torne uma prática no seu cotidiano. E torne-se um divulgador dessa prática em família e na comunidade. A avaliação será feita constantemente através das observações da relação da criança com as situações de aprendizagem, oferecendo ao aluno e professor oportunidade de avaliar-se e ,então, desenvolver a autocrítica e contribuindo na  formação de um ser humano livre, responsável e consciente de seus deveres e direitos na sociedade e com a sociedade.

Observação:
Este projeto será flexível para atender as necessidades: da criança, da escola, do projeto, do professor e da comunidade.



_________________________________
professora:Gezerita Oliveira Figueiredo
tel:44583371 / cel:94423621

gezerita@yahoo.com.br

Nenhum comentário: