sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Escola de Ensino Fundamental e Médio - Dr. Brunilo Jacó
Prof. Maria José Bandeira e Teresinha Mateus de Oliveira
Redenção – CE



FINALIDADE DAS ATIVIDADES

Þ Possibilitar ao professor oportunidades para subsidiar trabalhos mais criativos, menos cansativos, com conteúdos simples e acessíveis.
Þ Utilizar o jornal como material didático na resolução de atividades.
Þ Incentivar professores e alunos a leram jornais "Diário do Nordeste" com mais atenção e intenção naquilo que buscam (objetivos definidos).
Þ Valorizar um material de alto acesso, simples e com riquezas interdisciplinares.
Þ Mostrar o poder da comunicação escrita, onde podemos: comparar, criar, ampliar, transformar, resumir, interpretar.
Þ Desenvolver o lúdico, onde é possível trabalhar com o novo, usando a metodologia do prazer.
Þ Resgatar a auto-estima do aluno.
Þ Utilizar textos pequenos e agradáveis para despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
Þ Incentivar professores e alunos a buscarem novas dinâmicas de acordo com as atividades propostas.
Þ Estimular professores na adaptação das atividades (se ele é do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio) a escolha é dele.
Þ Ler o jornal e verificar se nos textos existem palavras que o povo usa, se há presença de gírias, se existem palavras que são rebuscadas nos livros didáticos, técnicos, científicos e que sejam usadas em ocasiões formais.
Þ Identificar se o texto usa uma linguagem popular ou a linguagem culta.
Þ Verificar a presença no texto de frases que tenham o sentido denotativo e conotativo.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1- Pesquisar frases: históricas, filosóficas e religiosas conhecidas no Brasil e no mundo.
2- Colocar o nome do autor e algumas informações sobre sua vida.
3- Confeccionar um mural com frases de otimismo.

HORÓSCOPO DA AMIZADE

1- Escolha a pessoa que você mais gosta da classe.
2- Leia os signos do jornal.
3- Veja qual o signo do seu amigo, trace o seu perfil (qualidades, sonhos, objetivos e realizações).
4- Apresente o seu amigo na classe.
5- Escolha os melhores signos (trabalhos).
6- Elabore o "horóscopo da amizade".
7- Expor na classe.







TRABALHANDO COM FOTOGRAFIAS – PAISAGENS

1- Que emoção a foto desperta em você?
2- Que recordações?
3- Observe minuciosamente a cena retratada.
4- Qual é o tema da foto?
5- Desenvolva o tema.
6- Selecione outras fotos de jornal que você tenha bastante interesse (praias, lagos, cidades, paisagens).
7- Faça uma exposição das mais belas fotos.

MANCHETES

1- Trabalhar os termos essenciais da oração: sujeito e predicado.
2- Criar uma nova manchete.
3- Classificar os tipos de sujeito.
4- Classificar os tipos de predicado.
5- Formar outras frases com recortes de jornal onde se identifiquem os tipos de predicado.
6- Elaborar textos tendo como títulos as manchetes.

COMO TRABALHAR CLASSIFICADOS

1- Que são classificados?
·         Para que serve essa sessão?
·         Quem lê os classificados?
·         Como os anúncios estão divididos?
2- Por que os classificados são escritos com poucas palavras e muitas abreviaturas?
3- Que anúncio chamou mais sua atenção? Por que?
4- Trabalhar a voz passiva pronominal. Aluga-se casa para temporada.
Aluga-se carro para passeio.
5- Criar um anúncio poético (sonhos, esperanças, alegrias).
6- Criar classificados pessoais (colegas, pais, namorados, professores).

Exemplo: Luís, parabéns! Espero que neste 12/06/ você esteja muito feliz e ao meu lado. De quem te adora._________________________


Nenhum comentário: