segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

1-PERFIL DO GRUPO: é fundamental que qualquer intervenção seja pensada a partir da "leitura" do grupo de desenvolvimento cognitivo, universo cultural, conhecimento prévio, idade, ano, postura (AGITADOS? QUIETOS?). Só assim os projetos cumprirão a sua finalidade: auxiliar no processo de aprendizagem dos APRENDIZES. De outra forma, vira um "pacote" de atividades prontas, que, muitas vezes, nada tem a ver com as necessidades do grupo.

2-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: dos envolvidos no projeto.
3-JUSTIFICATIVA: (Por que?) A justificativa é o momento de fundamentar a escolha desse projeto, buscando esclarecer a sua importância para o grupo e tendo como referência a proposta curricular. É a partir da justificativa que podemos avaliar se o projeto é pertinente para aquele momento, para aquele grupo. Sem isso, corremos o risco de fazer projetos que, apesar de muito bonito ou bem elaborados, não auxiliam o processo de aprendizagem dos aprendizes envolvidos.
4-OBJETIVO: ( geral: propósito geral- específico: especificação do que se pretende atingir)- É aquilo que a criança será capaz de fazer ao final do projeto. Definir os objetivos significa ter clareza do processo, daquilo que se deseja com as ações desenvolvidas.
EMPREENDIMENTO: ( passos a seguir)- É o objetivo palpável, real que se pretende alcançar. É o detonador dos outros objetivos e o grande "gerador" do envolvimento e participação das crianças. Alguns exemplos de empreendimentos: organizar uma exposição sobre determinado assunto, apresenta uma peça de teatro, criar um cartaz ou panfletos para alguma campanha educativa, confeccionar fantoches, etc.
VIDA COTIDIANO: São objetivos voltados para o funcionamento do grupo envolvido no projeto ( a sala, o ano, a escola...) Dizem respeito ás relações sociais vivenciadas pelo grupo. Aqui é importante que o professor e os aprendizes tenham em consideração: que tipo de cidadão queremos formar? Que valores grupais queremos construir? Que relações vamos vivenciar?
COMPETÊNCIAS: São os objetivos ligados á construção de habilidades, destrezas necessárias para êxito do empreendimento.Dizem respeito ás áreas de conhecimento necessárias á etapa de aprendizagem em que se encontram os envolvidos no projeto. Nesse aspecto, professor e aprendiz devem sempre se perguntar: que competências preciso desenvolver para realizar esse projeto? Como alcançá-las? O professor entra como apoio e como organizador desse processo e deve ter em consideração o nível de desenvolvimento cognitivo e o conhecimento prévio dos aprendizes- Que competência deve ser exigida de uma aluna do 3ºano ao se confeccionar um cartaz? E para um do 5º ano?
5-ETAPA: é o processo de desenvolvimento do projeto. Aqui as ações são organizadas de forma sequenciada, levando em consideração o objetivo final do empreendimento. A questão da sequenciação é fundamental para não queimar etapas e não esquecer outras que são importantes.
6-RECURSOS: É importante levantar os recursos necessários para execução do projeto (objetos, textos, recursos audiovisual...) bem como dividir responsabilidade para consegui-los. Cabe ao professor, a responsabilidade de selecionar e levar recursos que dão suporte a projetos de apoio(estudos,pesquisas, análises de modelos...)
7-TEMPO: A distribuição do tempo deve ser dimensionada para que o projeto não fique grande demais, criando um desânimo nos alunos. O tempo deve ser pensado tendo como referência o grupo e suas características/necessidades.

8-AVALIAÇÃO: O processo de avaliação é feito junto com os alunos, já que eles participam de todo o processo. Ela vai ser feita tendo como parâmetro os objetivos propostos, o produto do empreendimento e o processo de cada aluno no desenvolvimento do projeto. Dessa forma, a avaliação deixa de ser arbitrária e passa a ser um processo de tomada de responsabilidade de todos os envolvidos.

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