segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Para responder às questões leia o texto abaixo com bastante atenção.
Ninho de Cuco

O cuco é o mais mafioso dos pássaros. Não gosta muito de trabalhar e adora ocupar o ninho dos outros. Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o seu ninho para o cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas tomando conta da ninhada toda.
Saiu. Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunçando seus ovinhos:
-              Quer dizer que eu lhe empresto o ninho e você faz essa bagunça?
Ao que o cuco respondeu:
-              Eu estou retribuindo a sua hospitalidade. Nós, cucos, somos assim mesmo: só posso ser como sou.
O pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse:
-              Mas o que é isso, amigo?
E o pardal respondeu:
-              Essa bicada é tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas nós, pardais, somos organizados, e você e seu ovinho vão ter que cair fora do meu ninho.
E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio, onde, desde então, dá duro para sobreviver trabalhando em turnos de meia hora.
Cuco-cuco-cuco!
(FRATE, Diléia. Histórias para acordar. Companhia das Letrinhas)

1.   "Mas o que é isso, amigo?" Na frase acima, a palavra grifada se refere ao
(A)             cuco.
(B) pardal.
(C) relógio.
(D) ovinho.

2.      Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a expressão grifada significa que o cuco estava

(A) fazendo pouco barulho.
(B) dormindo profundamente.
(C) chocando os ovinhos.
(D) desorganizando o ninho.



3.      O título do texto é Ninho de Cuco por que
(A) o cuco se aproveita do ninho dos outros pássaros.
(B) o cuco constrói seu próprio ninho.
(C) o pardal dá seu ninho para o cuco.
(D) dentro de um relógio há um ninho de cuco.
4.   O pardal brigou com o cuco porque o cuco
(A) não gosta de trabalhar.
(B) abandonou o ninho do pardal e foi para o relógio.
(C) bicou o pardal.
(D) bagunçou o ninho do pardal.

5.      O que aconteceu ao cuco depois que foi expulso do ninho do pardal?
(A) Foi parar no terreiro.
(B) Foi para o seu ninho.
(C) Foi morar no relógio.
(D) Foi cantar no terreiro.

6.      Na frase "E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio de um relógio...", qual a função dos dois pontos?
(A) Finalizar uma frase.
(B) Introduzir uma explicação.
(C) Interromper a frase.
(D) Destacar uma expressão.





Leia o texto abaixo e responda.

Vênus

Depois de Mercúrio, é o planeta mais perto do Sol. Seu ano dura 225 dias. Vênus tem duas coisas curiosas. A primeira é que gira no mesmo sentido que os ponteiros de relógio. Apenas ele e Urano fazem isso. Os outros planetas giram no sentido anti-horário. Além disso, o dia de Vênus é muito comprido: em vez de 24 horas, dura 5.800 horas! Os cientistas acham que Vênus pode ter dado uma batida monumental com algum asteróide, há milhões de anos. Por isso, ele anda de ré em volta do Sol e quase não gira em torno de si mesmo.
Vênus é também muito quente. A temperatura no planeta é de cerca de 500 graus centígrados, calor suficiente para derreter uma barra de chumbo, por exemplo.
(Almanaque Recreio. São Paulo: Editora Abril, 2003)

1.      Quais as duas características curiosas a respeito do planeta Vênus?

(A) Ele gira no sentido anti-horário e seu dia é comprido.
(B) Ele gira no sentido do relógio e seu dia é curto.
(C) Ele gira no sentido anti-horário e o seu dia é curto.
(D) Ele gira no sentido do relógio e seu dia é comprido.

2.   Quais os fatores que levam os cientistas a pensarem que Vênus pode ter dado uma batida em algum asteróide?

(A) Seu clima quente e sua atmosfera espessa.
(B) Seu ar pesado e sua proximidade ao Sol.
(C) Seu dia curto e seu movimento anti-horário.
(D) Seu giro lento em torno de si e seu movimento horário.
3.   A expressão "uma batida monumental" significa uma batida

(A) muito forte.
(B) muito fraca.
(C) de leve.
(D) barulhenta.

4.      Vênus é um planeta mais quente do que a Terra porque

(A) depois de Mercúrio, é o planeta mais perto do Sol.
(B) seu dia é muito mais curto.
(C) seu ano dura 225 dias.
(D) anda de ré em volta do Sol.

5.   Qual a função do texto acima?

(A) Fazer uma propaganda de Vênus.
(B) Relatar acontecimentos ocorridos em Vênus.
(C) Narrar uma história sobre Vênus.
(D) Informar sobre o planeta Vênus.

          




Para responder às questões leia o texto abaixo.
Você viu Marte mais perto?

Esta semana o planeta vermelho ficou mais perto da Terra e levou milhares de pessoas do mundo todo para as ruas. Astrônomos profissionais e amadores queriam enxergar Marte que ficou milhões de quilômetros menos distante de nós. Normalmente, Marte fica a 225 milhões de  quilômetros da Terra, mas na última quarta-feira a distância diminuiu para 56 milhões! Tudo bem que não deu para notar muita diferença a olho nu, porém, quem usou telescópio pôde ver detalhes do planeta. O mais bacana é que a última vez que Marte ficou tão perto da Terra foi há 60 mil anos, quando nossos ancestrais ainda viviam em cavernas. Quem perdeu vai ter de esperar um bocado: Marte só voltará para perto de nós em 2287.
(Estadinho, 30/08/2003)

1.   Quando Marte voltará a ficar mais perto do planeta Terra?

(A) No ano de 2287.
(B) Daqui a 60 mil anos.
(C) Daqui a 56 milhões de anos.
(D) Daqui a 225 milhões de anos.

2.      A expressão "planeta vermelho" se refere

(A) a Terra.
(B) a Marte.
(C) ao Sol.
(D) a Lua.

3.   A notícia fala, principalmente,


(A) de detalhes do planeta Marte.
(B) dos homens que viviam em cavernas.
(C) da diminuição da distância entre Marte e Terra.
(D) de astrônomos profissionais e amadores.

4.   Quem não conseguiu ver Marte tão próximo da Terra, na semana de 30 de agosto de 2003, não o verá mais por que ...


(A) Marte não voltará a passar perto da Terra.
(B) Marte só voltará a passar perto da Terra em 2287.
(C) Marte irá desaparecer do Sistema Solar.
(D) a Terra se distanciará de Marte ainda mais.








Leia a propaganda abaixo e responda.


1.   O que significa a expressão Jogue limpo na propaganda acima?

(A) Brincar no meio ambiente.
(B) Desrespeitar o meio ambiente.
(C) Preservar o meio ambiente.
(D) Identificar os sete erros da propaganda.

2.      Na figura de baixo, o sol está bravo porque

(A) jogaram lixo na praia.
(B) o mar não tem ondas.
(C) as pessoas não chegaram.
(D) o vento está forte.
3.   A propaganda trata do tema

(A) Passatempos.
(B) Turismo.
(C) Lazer.
(D) Meio ambiente.

4.      O texto acima é

(A) uma história em quadrinhos.
(B) um texto de instruções.
(C) um anúncio publicitário.
(D) uma anedota.

5.      Na frase, "Jogue limpo com o meio ambiente." o ponto final é usado para

(A) expressar emoção.
(B) enumerar situações.
(C) finalizar uma idéia.
(D) indicar dúvida.


          




Para responder às questões leia o texto abaixo.

Relógio de Sol
 
 


Você vai precisar de:
-     1 vaso
-     1 lápis
-     massa de modelar
-     cartolina
-     cola

    Como fazer:
1.  Passe o lápis pelo furo do vaso e prenda-o com a massa de modelar (desenho 1).
2.  Risque um círculo na cartolina, maior que o fundo do vaso.
3.  Recorte-a e faça um furo no centro.
4.  Cole o círculo no pote, passando o lápis pelo furo (desenho 2).
5.  Numa manhã, ponha o relógio no Sol. De hora em hora, marque a sombra do lápis no papel. Escreva as horas dentro de cada marca  (desenho 3)

Obs.: Nos dias seguintes, coloque o relógio no mesmo lugar e na mesma posição. Daí, veja as horas pela sombra do lápis na cartolina.

Atenção! Nunca mude o relógio de lugar ou posição.

1.   Na construção deste relógio de Sol, o que funciona como ponteiro?

(A) O vaso.
(B) A sombra do lápis.
(C) A cartolina.
(D) O círculo.

2.      Por que não é pedido para fazer o furo no vaso?

(A) Porque o furo não vai ser usado.
(B) Porque o vaso utilizado já era furado.
(C) Porque o lápis não precisa passar pelo furo.
(D) Porque o círculo tampou o furo do vaso.

3. Este texto serve para

(A) dar informações sobre relógio de Sol.
(B) contar a história do relógio de Sol.
(C) ensinar a fazer um relógio de Sol.
(D) vender o relógio de Sol.







Leia a história em quadrinhos abaixo e responda:

Texto explicativo retangular: ESPELE QUE EU VOU DAR UM JEITO NISSO!

Texto explicativo retangular: CLEDO, FLOQUINHO!
QUANTA PULGA!!!

 
Texto explicativo em elipse: AHÁ! EU SABIA! SUMILAM TODAS!
 


 

Texto explicativo retangular com cantos arredondados: NEM SEI ONDE FOLAM PALAR TANTAS PULGAS!

     

1.   No segundo quadrinho, Cebolinha diz: ... Vou dar um jeito nisso! Qual foi o jeito dado?
             
(A) Tirou com as mãos as pulgas do Floquinho.
(B) Levou Floquinho ao veterinário.
(C) Passou inseticida no Floquinho.
(D) Deu banho no Floquinho.

2.   O que aconteceu com as pulgas de Floquinho?

(A) Se esconderam do Cebolinha.
(B) Foram parar no corpo do Cebolinha.
(C) Morreram com o uso do secador.
(D) Continuaram no Floquinho.


3.   No nono quadrinho, a expressão do Cebolinha indica que ficou

(A) bravo com o Floquinho.
(B) feliz por ter acabado com as pulgas.
(C) irritado porque sentiu as picadas das pulgas.
Texto explicativo em elipse: AHÁ! EU SABIA!(D) amedrontado com tantas pulgas.
4.   No sétimo quadrinho Cebolinha diz . A expressão AHA! Indica:
(A) surpresa.
(B) dor.
(C) dúvida.
(D) certeza.
          



Leia o gráfico abaixo e responda as questões.


(Veja. 01/10/03. p40)


1.   Pelo gráfico podemos dizer que a quantidade de sorvete consumida no Brasil é

(A) maior que na da Nova Zelândia.
(B) a mesma quantidade que na da Dinamarca.
(C) maior que na da Itália.
(D) pouco menos que a da Alemanha.


2.      Quanto ao consumo de sorvete, por pessoa, o gráfico mostra que o Brasil está em

(A) último lugar.
(B) sexto lugar.
(C) quarto lugar.
(D) primeiro lugar.


















Relacione cada sumário ao tipo de livro correspondente:





http://www.aescolaenossa.com.br/-imagens/port3_un1_01.gif

http://www.aescolaenossa.com.br/-imagens/port3_un1_03.gif







http://www.aescolaenossa.com.br/-imagens/port3_un1_02.gif

http://www.aescolaenossa.com.br/-imagens/port3_un1_04.gif



         A - LIVRO DE POEMAS

 C - LIVRO DE CONTOS DE FADAS
         B - LIVRO DE FÁBULAS
 D - LIVRO DE CULINÁRIA
Sua tarefa é:
§  Se reunir em dupla;
§  Recortar e ler a fábula que a professora irá entregar e colar nessa folha;







§  Em seguida você vai procurar nos grupos a moral correspondente a sua fábula;
Ufa! Agora é só começar!
 

























Leitura de texto informativo:
ELEFANTE
 














O ELEFANTE É O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO MUNDO. É TAMBÉM UM DOS QUE VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM A CENTO E VINTE ANOS.
ALÉM DO SEU TAMANHO, OUTRA CARACTERÍSTICA QUE CHAMA A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA. AS PESSOAS COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA PELA TROMBA, MAS, ISSO NÃO É VERDADE. ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE PUXA A ÁGUA E ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER OU NAS COSTAS PARA SE REFRESCAR.
(Texto adaptado do Zôo Virtual)

      RESPONDA:

1-    QUANTOS ANOS COSTUMAM VIVER UM ELEFANTE?
      ____________________________________________________________________
      _____________________________________________________________________




2-    COMO UM ELEFANTE FAZ PARA BEBER ÁGUA?

____________________________________________________________________
      _____________________________________________________________________




Leitura de texto informativo:
GIRAFA
 

















A GIRAFA TEM, EM MÉDIA, CINCO METROS DE ALTURA. SÓ DE PESCOÇO SÃO TRÊS METROS. ESSA GRANDE ALTURA PERMITE-LHE ALIMENTAR-SE DAS FOLHAS MAIS ALTAS E MAIS MACIAS DAS ÁRVORES. ELA PODE TAMBÉM VIGIAR COM FACILIDADE OS ARREDORES, O QUE É UMA VANTAGEM PARA PREVENIR-SE CONTRA OS PERIGOS.
HÁ, PORÉM, ALGUMAS DESVANTAGENS. PARA BEBER ÁGUA, A GIRAFA DEVE ABRIR BASTANTE AS PERNAS E ABAIXAR O PESCOÇO DE FORMA QUE SUA BOCA POSSA ALCANÇAR A ÁGUA. ESSA É UMA POSIÇÃO INCÔMODA E INSTÁVEL QUE A DEIXA INDEFESA CONTRA SEUS INIMIGOS. POR ISSO ALGUMAS GIRAFAS FICAM DE GUARDA ENQUANTO AS OUTRAS BEBEM ÁGUA.

(TEXTO ADAPTADO DO ZOO VIRTUAL)


RESPONDA:

1-    QUANTO MEDE A GIRAFA?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-    POR QUE BEBER ÁGUA PODE SER UM PROBLEMA PARA A GIRAFA?

_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Leitura de texto informativo:
 














HORA DE DORMIR

NA NATUREZA, TEM HORA PARA DORMIR E HORA PARA FICAR ACORDADO. OS MACACOS NORMALMENTE PREFEREM A NOITE PARA DORMIR. MAS HÁ BICHOS QUE NÃO SE INCOMODAM COM A CLARIDADE E DORMEM DE DIA.
OS ANIMAIS NÃO DORMEM DE QUALQUER JEITO OU EM QUALQUER LUGAR. DOIS TIPOS DE MACACOS, OS GORILAS E OS ORANGOTANGOS, TÊM QUE FAZER A CAMA ANTES DE DORMIR. OS GORILAS AJEITAM FOLHAS NO CHÃO, ENQUANTO OS ORANGOTANGOS FAZEM ISSO LÁ NO ALTO DA ÁRVORE, NUM GALHO QUE AGÜENTE O SEU PESO. HAJA EQUILÍBRIO PARA DORMIR ASSIM!
(texto adaptado da revista ciência hoje das crianças)



RESPONDA:

1-    OS MACACOS PREFEREM DORMIR À NOITE OU DE DIA?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2-     COMO FAZEM OS GORILAS E OS ORANGOTANGOS PARA DORMIR?
 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





















Leitura de texto informativo.
{img_a}                                                            GOLFINHO











OS GOLFINHOS, APESAR DE SEREM MAMÍFEROS, VIVEM NO MAR E SE ALIMENTAM DE PEIXES. PODEM VIVER DE 20 A 35 ANOS. ELES SÃO INTELIGENTES, GOSTAM DE VIVER EM GRUPOS E, MESMO DEPOIS QUE CRESCEM SÃO MUITO BRINCALHÕES.
O GOLFINHO JÁ NASCE BEM GRANDINHO, MAS AINDA ASSIM DÁ UM TRABALHO ENORME À MÃE. NOS PRIMEIROS TEMPOS, ALÉM DE AMAMENTÁ-LO, ELA PRECISA LEVÁ-LO DE VEZ EM QUANDO À SUPERFÍCIE PARA RESPIRAR. PASSADA ESSA FASE INICIAL, O FILHOTE PASSA A USAR A NARINA QUE TEM NO ALTO DE SUA CABEÇA, MAS CONTINUA A DEPENDER DA MÃE PARA SE ALIMENTAR POR CERCA DE UM ANO.


Responda:

1-                 DO QUE OS GOLFINHOS SE ALIMENTAM?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-                 PORQUE OS GOLFINHOS FILHOTES DÃO TANTO TRABALHO PARA AS MÃES?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________







 LEIA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS ABAIXO E OBSERVE QUE ALGUMAS FÁBULAS LIDAS NA SALA TRANSFORMARAM-SE EM QUADRINHOS:Digitalizar0067Digitalizar0068
Digitalizar0069Digitalizar0070

Digitalizar0071



Digitalizar0072



Digitalizar0073
 
Digitalizar0074


Digitalizar0075
Digitalizar0076


Digitalizar0077

Digitalizar0078



Digitalizar0079 
         VOCÊ CONSEGUIU DESCOBRIR QUAIS FÁBULAS ESTÃO NA HISTÓRIA DO CACHORRINHO BIDU?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário: