segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”
Fase II - B                         
Período: Tarde                                          
Duração: Um semestre
Ano: 2006                                                                                                                                                                                                                                                      
JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.



OBJETIVOS:

-         Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade.
-         Conhecer a história e o significado de seu nome;
-          Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
-          Construção de outros valores de vida.
-          Aquisição de novas formas de relações.

CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:


    * Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar.

PROCEDIMENTAIS :
                                 

    * Participação em pesquisas.
    * Exploração de retratos.
    * Compartilhar experiências vividas.


ATITUDINAIS:


    * Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar.
    * Respeito e valorização de si próprio e com os colegas.


JANELAS :                                                                                                
Linguagem Oral e Escrita:
                                                                      
-          Rodas de conversas,
-          Leitura e escrita do nome,
-          Parlendas,
-          Advinhas,
-          Trava – língua,
-          Histórias.
                                           

Matemática:

-          Seqüência numérica,
-          Contagem,
-          Função dos números,
-          Grafia de números,
-          Leitura de números.
                                                                                                                                                                                                                    &n bsp;                                                         Artes:

-          Desenho,
-          Pintura,
-          Recorte e colagem,
-          Modelagem,
-          Apreciação.

                                
          Natureza e sociedade:

-          Esquema corporal,
-          Órgãos dos sentidos,
-          Animais de estimação.


Movimento:

-          Circuitos,
-          Brincadeiras,
-          Psicomotricidade.
                                                                                                                                        
Música:

-          Interpretar músicas infantis,
-          Ouvir músicas clássicas e populares.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

-          Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”.
-          Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato.
-          Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos.
-          Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos.
-          Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos.
-          Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.).
-          Pesquisar os significados dos nomes da turma.
-          Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).
     ETAPAS:                                                          

-          Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”.
-           Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.).
-          Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.).
-          Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo.

SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES:

1-    Auto – Retrato.
2-    História do Nome.
3-    Atividades com nomes.
4-    Esquema corporal.
5-    Altura e peso.
6-    Órgãos dos sentidos.
7-    Número do sapato.
8-    Animais de estimação.

PRODUTO FINAL:
                                                                                   
Álbum Individual e mural coletivo.


Nenhum comentário: