sábado, 25 de fevereiro de 2017

Escola Municipal Prefeito Francisco Ferreira Claudino
São José dos Pinhais, 14 de setembro de 2014.
LÍNGUA PORTUGUESA
TURMAS: 5º ANOS  A , E.
PERIODO: 15 A 20 de setembro
CONTEÚDOS
Histórias em quadrinhos
OBJETIVOS
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Professor(a), a aula poderá ser iniciada dialogando com os(as) alunos(as)
sobre Histórias em quadrinhos (HQ). Indagações poderão ser feitas com o intuito de resgatar os conhecimentos prévios dos(as) alunos(as), como por exemplo: O que você entender por Histórias em quadrinhos? Quais os personagens vocês mais gostam das Histórias em quadrinhos? Vocês lembram-se de alguma história que leram? Como foi a história? E etc. Em seguida, poderá ser explicado aos(às) alunos(as) que cada Ɵ po de balão, que aparece nas histórias em quadrinhos, está relacionado com o Ɵ po de fala dos personagens, ou seja, pode representar, um cochicho, um idéia, um pensamento e etc. Exemplos:

O que é Onomatopeia:
Onomatopeia é uma figura de linguagem da língua portuguesa, pertencente do grupo das "figuras de palavras" e que indica a reprodução de sons ou ruídos naturais.
onomatopeia é o processo de formação de palavras ou fonemas com o objetivo de tentar imitar o barulho de um som, quando são pronunciadas.



Exemplos de Onomatopeia
·         trrrim, trrrim = telefone tocando
·         smack = som de beijo
·         pow = batida, soco, porrada
·         tic-tac = relógio trabalhando
·         bum! = explosão
·         sniff sniff = chorando
·         bangbang = tiro
·         auau = latido
·         miau = miado de gato
·         grrr = rugido de raiva

As interjeições podem ser classificadas de acordo com o sentimento que traduzem. Segue alguns exemplos para cada emoção:
·                     Alegria: oba!, eba!, viva!, oh!, ah!, uhu!, eh! , gol!, que bom!, iupi!
·                     Saudação: oi!, olá!, salve!, adeus!, viva!, alô!
·                     Alívio: ufa!, uf!, ah!, ainda bem!, arre!
·                     Animação, estímulo: coragem!, avante!, firme!, vamos!, eia!
·                     Aprovação: bravo!, bis!, viva!, muito bem!
·                     Desejo: tomara queira deus!, oh!, pudera!
·                     Dor: ai! ui!
·                     admiração: ah!, chi!, ih!, oh!, uh!, ué!, puxa!, uau!, caramba!, caraca!, gente!, céus!, uai nossa! (francês: oh lala)
·                     Impaciência: hum!, hem!, raios!, puxa!, pô!
·                     Invocação: alô!, olá!, psiu!, socorro!, ei!, eh!, ô!
·                     Medo: credo!, cruzes! uh!, ui!, socorro!



PROPOSTA DE TRABALHO PARA OS ALUNOS
Produzir uma história em quadrinhos é, em geral, uma atividade coletiva sobre o tema cidadania (há quem escreva, quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:

–Primeira etapa:
após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. Irei incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim. Nessa etapa, os alunos irão escrever as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
–Segunda etapa:
é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
–Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –, que podem ser afixados em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda a classe.
Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender(e apreender) os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Cria uma HQ com linguagem verbal e visual.
Cria personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utiliza os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade, escrita, produção de texto, desenho.
RECURSOS
Lousa de giz, papel sulfite, cartolina, lapios de cor, xerox
Referências
















Nenhum comentário: