quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Texto e atividades interdisciplinares de Matemática para 5º ano
O rato do campo e o rato da cidade
“Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo.” O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:- Não posso entender primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana ficarás admirado de ter suportado a vida no campo.


Os dois puseram-se, então, a caminho. já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. – Certamente que gostarás de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. – O que é isto? Perguntou assustado, o rato do campo. – São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade. – Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.             
Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. – Adeus, primo, disse o rato do campo. Vou voltar para minha casa no campo. – Já vais tão cedo? Perguntou o da cidade. – Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro.
Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Fábula de Esopo

Atividades de Matemática

1) Nessa eleição, o resultado da votação para vereadores da cidade onde o rato da cidade mora foi a seguinte:
CANDIDATOS
NÚMERO DE VOTOS
Alceu Pereira
4.380
Carlos Batista
6.731
João Meireles
5.126
Leonardo Silva
5.659
Maria Costa
1.015
Nilce Teixeira
6.888
Sérgio Lima
760
Vitor Marques
4.117
Votos em branco
1.815
Votos nulos
2.108
Responda:

1.     Juntando os votos em branco com os nulos, qual o total de votos?
2.     Qual a diferença entre esse total e o total de votos do último colocado?
3.     O candidato Alceu teve um bom número de votos no bairro onde mora, e 826 votos nos demais bairros. Quantos votos ele teve no bairro onde mora?
4.     Os votos da seção eleitoral foram apurados por um grupo de 3 pessoas. Sendo 150 seções eleitorais, quantas pessoas trabalharam nessa apuração?
2) Qual a fração que representa a parte colorida na figura?
a) 3                  b)                 c) 5                       d) 6
   2                       1                     6                           5

3)   Escreva a fração correspondente ao desenho:



4)Observe as frações  e escreva como a lemos:
a)  ___________________________________________
b) ____________________________________________
c) ___________________________________________
d) ____________________________________________

5) O quadrado abaixo representa o espaço onde vive o rato da cidade, leia o texto abaixo e faça o que se pede:




Meça, com a ajuda de uma régua graduada, um lado deste quadrado e complete:
O lado do quadrado mede_______ cm.

O quadrado tem ______ lados. Os lados do quadrado são todos iguais.
Logo o perímetro do quadrado ou o comprimento da fronteira do quadrado é?
2.6) Na malha quadriculada abaixo construa:
A → Quadrado com 6 cm de lado
B → Calcule a área do espaço que você construiu acima.

7) Os donos da casa onde vive o rato da cidade comprou um jogo de estofados por 1498 reais para presentear sua esposa. Ele dividiu este valor em 2 prestações. Qual é o valor de cada prestação?

8) A caminho da casa do rato da cidade, o ratinho do campo encontrou duas cédulas de R$5,00, quatro moedas de R$1,00, oito moedas de R$0,10 e cinco moedas de R$0,50. Somadas as cédulas e as moedas, quantos reais o rato do campo encontrou?
a) R$ 6,60     
b) R$ 12,30          
c) R$ 17,30             
d) R$ 19,00

9) Imagine que você consiga adestrar dois ratinhos para interpretar a fábula do rato do campo e da cidade, para montar o espetáculo você recebe um cheque em branco para preencher com a quantia de R$ 356,45 para comprar os materiais necessários para a peça. No cheque abaixo preencha-o com a quantia citada acima:
Fonte: Avaliação elaborada pela professora Margarete

Leia o texto.

A coruja e a águia


      — Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
     Basta de guerra — disse a coruja.
      — O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
     — Perfeitamente — respondeu a águia.
     — Também eu não quero outra coisa.
     — Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
     — Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
    — Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
     — Está feito! — concluiu a águia.
     Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
     —Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
     E comeu-os.
     Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
    — Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece. 
                                   Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.

CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO

01. Quem são os personagens principais?
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?

05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.

07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto.
08 - Leia novamente o texto A coruja e a águia e assinale as alternativas corretas
a) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos                           c) dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos lindos                           d)três filhotinhos horríveis
b)  A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes                                              c) lindos e alegres
b) alegres e feios                                               d) feios  e tristes
c) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos                    (c) eles estavam dormindo
(b) eles eram horríveis para a águia      (d) eles estavam piando muito alto
d) A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
d) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega                                                (b) era muito convencida
(c) não enxergava muito bem                     (d) era a mãe deles
e) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão   (b) mentira         ( c) esperteza          (d) ingratidão
f) Esse texto é:
(a) uma poesia  (b) Texto informativo   (c) um conto de fadas  (d) uma fábula

VOCÊ SABIA?
Esta fábula de Monteiro Lobato é uma das dezenas de variações feitas através dos séculos da fábulas de Esopo, escritor grego, que viveu no século VI AC.  Suas fábulas foram reunidas e atribuídas a ele, por Demétrius em 325 AC.  Desde então tornaram-se clássicos da cultura ocidental e muitos escritores como Monteiro Lobato, reescreveram e ficaram famosos por recriarem estas histórias, o que mostra a universalidade dos textos, das emoções descritas e da moral neles exemplificada.  Entre os mais famosos escritores que recriaram as Fábulas de Esopo está La Fontaine.
        José Bento Monteiro Lobato, (Taubaté, SP, 1882 – 1948).  Escritor, contista, dedicou-se à literatura infantil. Foi um dos fundadores da Companhia Editora Nacional. Chamava-se José Renato Monteiro Lobato e alterou o nome posteriormente para José Bento.

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