Talvez para muitos
estudantes, odiar uma aula de Matemática, não precisa de motivo algum. Por si
só ele já carrega o preconceito de que as aulas de Matemática não servem para nada e que nunca a
utilizará em sua vida.
Infelizmente, este tipo
de comportamento que levam estudantes a pensarem assim, tem um
"culpado" e o nome dele é professor (a). Os motivos? São vários,
são históricos e de caráter político/social. Não entrarei na questão de como a
Educação Matemática é tratada no nosso país, mas é necessário dizer que sem uma
reformulação, este quadro nunca avançará com melhoras significativas.
Espero que não julguem mal este texto ou interpretem de forma negativa. Perceba bem seu contexto antes de pensar que estou denegrindo a classe que também estou inserido.
A probabilidade de um estudante rejeitar e começar a odiar as aulas de Matemática, aumenta quando:
1 - Professor graduado
em outra área diferente de Matemática
Isso é mais comum do
que se pensa. A educação pública no nosso país não vai muito bem das pernas há
muito tempo, disso já sabemos, e com professores lecionando sobre uma
disciplina que não dominam, o problema tende a continuar por mais algumas
décadas.
Agora imagine um
professor com este "nível" de qualificação dando aulas. Pode-se
imaginar que, inicialmente, não podemos empregar o termo aula nesta
situação. Podemos, infelizmente, lamentar como será a formação destes
estudantes. O seu futuro será comprometido, do ponto de vista matemático.
Sem base matemática suficiente para continuar seus estudos, ele acabará sendo mais um aluno que odiará matemática. Consequentemente em um futuro próximo, poderá ser um professor (a) dando aulas de Matemática, quando a sua formação é em outra área, por puro descompromisso coma a Educação.
Sem base matemática suficiente para continuar seus estudos, ele acabará sendo mais um aluno que odiará matemática. Consequentemente em um futuro próximo, poderá ser um professor (a) dando aulas de Matemática, quando a sua formação é em outra área, por puro descompromisso coma a Educação.
2 - Professor mal
humorado
Este de tipo de
professor é aquele que entra na sala de aula sem dar um bom dia, um boa tarde
ou boa noite. Pela aparência facial dele, o aluno já se sente intimidado e não
pensará duas vezes para fazer alguma pergunta sobre equações quadráticas, por
exemplo.
Conquistar o aluno é o
maior desafio para um professor de qualquer disciplina, mas para Matemática é
muito mais importante cativar o seu aluno. Uma boa relação pode transformar uma
aula em debates matemáticos em vez de apenas cálculos e mais cálculos.
Nenhum estudante é “forçado” a gostar de um determinado professor, porém, quando o professor consegue conquistar e fazer com ele goste de Matemática, História, etc., o seu desempenho aumenta consideravelmente e sua relação com o professor mudará naturalmente.
Nenhum estudante é “forçado” a gostar de um determinado professor, porém, quando o professor consegue conquistar e fazer com ele goste de Matemática, História, etc., o seu desempenho aumenta consideravelmente e sua relação com o professor mudará naturalmente.
Leia sobre a Matemática do afeto
Imagina a situação de
ter que assistir 3 aulas consecutivas de Matemática, às 7 horas da manhã. Um
professor disposto, descontraído e que gosta da profissão que escolheu, tentará
fazer com as 3 aulas passem muito rápido e tenham a sensação de 3 minutos.
3 - Professor sem
didática
Costumo sempre afirmar
que existem péssimas pedagogas sem formação Matemática e existem péssimos
professores de Matemática sem formação didática/pedagógica. São duas situações
que deveriam caminhar juntas.
Durante os 4 anos que cursei a faculdade de Matemática, conheci acadêmicos de vários tipos. Futuros professores muito entusiasmados. Pude comprovar de perto que a licenciatura em Matemática não é para qualquer um.
Durante os 4 anos que cursei a faculdade de Matemática, conheci acadêmicos de vários tipos. Futuros professores muito entusiasmados. Pude comprovar de perto que a licenciatura em Matemática não é para qualquer um.
Não me interpretem mal,
no que quero dizer, mas convivi com mentes geniais durantes a minha graduação.
Lembro-me de um colega de curso que era genial e tinha tudo para seguir a
carreira como um brilhante matemático e pesquisador, mas infelizmente ele não
sabia ministrar aulas, não conseguia "transmitir", não sabia se
comunicar com alunos.
Em uma situação
específica, um professor sem didática não terá paciência para explicar um
determinado conteúdo matemático mais de três vezes, quando nas outras
explicações não conseguiu fazer com que seus alunos absorvessem algum
conhecimento. Seu modo de dar aulas é limitado e engessa o pensamento crítico
do aluno.
4 - O professor tem uma
péssima escrita matemática
Não estou me referindo
a caligrafia (também é importante) que o professor utiliza no quadro. Me refiro
a como ele organiza os conteúdos matemáticos, como por exemplo: frações,
equações, potenciações e demais assuntos com suas particularidades simbólicas.
Leia o artigo A Matemática tradicional ainda funciona e entenderá
mais um pouco.
Matemática já não é a
preferência entre os estudantes, e se o professor não atenta para a sua escrita
matemática, ele corre o risco de criar mais uma legião de odiadores da
Matemática. Não é exagero. Um aluno desestimulado com a disciplina ficará ainda
mais desestimulado se encontrar pela frente uma aula totalmente desorganizada.
Mas o que significa uma
boa ou má escrita matemática?Símbolos escritos em locais errados, frações mal
posicionadas, etc. Tudo isso pode trazer dúvidas ao estudante na hora de ler e
escrever aquilo que o professor escreve no quadro ou em outro equipamento que
ele usa para ministrar suas aulas expositivas. Para melhor entendimento,
imagine a seguinte situação abaixo.
[100+69−−−−−−−√+(−3+4)/(−2+1)2]/[(−7)+(−9)/(−5)−(+5)]=
Aparentemente não há
erros na expressão acima. Mas se for perguntado quem é o numerador e o
denominador desta expressão, haverá algumas dúvidas nas respostas. Para alunos
que estão iniciando o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), este tipo de escrita
pode atrapalhar muito a sequência de conteúdos por vir. E a situação pode
piorar mais um pouco, quando no Ensino Médio, outro professor adotar uma
escrita matemática diferente (a verdadeira e padronizada).
O que acontece na
expressão aritmética acima é o uso incorreto do traço da fração
("/"). Nem sempre a expressão mais simples de escrever, será também a
mais simples de ser solucionada. A escrita correta da expressão deveria ser
esta:
100+69−−−−−−−√+−3+4(−2+1)2(−7)+(−9)(−5)−(+5)=
Muitas outras situações
com conteúdos matemáticos escritos erroneamente podem prejudicar o aprendizado
do aluno. Na maioria dos casos, o bom senso em usar operadores (as quatro
operações) adequados nos locais certos, eliminam as chances de haver confusões
entre números, operadores matemáticos e a ordem simbólica.
5 - Professor dono da
verdade
Não há nada mais
constrangedor do que um professor que não está nem aí para o raciocínio do seu
aluno. Por que constrangedor? Imagine numa certa aula o professor explicando
exercícios sobre equações fracionárias, quando no final de sua explicação, um
estudante educadamente replica dizendo que o cálculo foi feito de forma errada
ou que tem uma solução matemática mais curta e fácil.
De imediato o professor
lhe dirige um olhar reprovando a atitude e nega veementemente que está errado e
o aluno está certo. Este tipo de ação por parte do professor acarreta uma série
de más consequências:
Desmotiva o aluno para
as próximas aulas, consequentemente desestimulará na realização de novas
tarefas;
Tira as chances de
melhorar a relação professor x aluno;
Diminui a autoestima
(Se o aluno não tiver uma boa consciência de sua vida escolar, corre o risco de
ser mais um a odiar a Matemática)
Tratará a aula de
Matemática com menos importância;
Transmitirá sua
experiência negativa para outros professores e colegas.
Aparentemente são
"motivos" que podem ser aplicados para qualquer disciplina, fazendo
alguns ajustes para cada uma. A Matemática é a que sofre maior rejeição quando
o professor não age de forma ética e honesta com a sua profissão.
Tudo que o professor faz de bom ou ruim, em relação
a forma como leciona, refletirá no desempenho de seus alunos. Infelizmente as
atitudes maléficas são as que mais marcam a sua profissão e principalmente o
desenvolvimento da vida escolar de seus alunos.
Do ponto de vista puramente educaional, o
professor é o grande influenciador da vida escolar do seu aluno. Um mal aluno
poderá ser o reflexo de um mal professor.
Este artigo escrito inspirado neste comentário no
Google Plus.
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Nota
Este artigo foi um guest post (artigo convidado) que
enviei apara o blog Escolarize, que infelizmente foi desativado. Em uma
conversa com o criador do blog resolvi republicar o artigo aqui, assim como
outros posts de sua autoria que em breve publicarei aqui também.
Este artigo foi retirado do site :http://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/07/5-motivos-que-fazem-alunos-odiar-aulas-matematica.html
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