IDENTIFICAÇÃO DO
PROJETO
ESCOLA: ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
“JULIETA VILELA VELOZO”.
ENDEREÇO: RUA BARTOLOMEU BUENO, Nº. 4665.
BAIRRO: SANTA LUZIA.
TELEFONE: (0XX) 69 3341 2086.
CNPJ: 84.560.093/0001-07
MUNICÍPIO: COLORADO DO OESTE – RO.
NÚMERO
DE ALUNOS: 172
NOME DO PROJETO: BRINCANDO NO MUNDO DA LITERATURA
AUTORES
DO PROJETO: EQUIPE
GESTORA E PROFESSORES
EXECUÇÃO: EQUIPE PEDAGÓGICA, CORPO
DOCENTE E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
PÚBLICO
ALVO:
ALUNOS E COMUNIDADE.
EXECUÇÃO
DO PROJETO: DE MAIO A NOVEMBRO
EQUIPE
GESTORA:
DIRETORA: ANA DA ROCHA VIEIRA OLIVEIRA
VICE-DIRETORA: ANA LEITE DE SOUSA SANTOS.
COORDENADORA
PEDAGÓGICA:
MARLENE AVELAR DOS SANTOS
ORIENTADORA
PEDAGÓGICA:
ADALBRAIR DE OLIVEIRA FALCÃO
COORDENADORA
DA SALA DE LEITURA: PATRICIA
ALMEIDA FERREIRA
ÌNDICE
01- INTRODUÇÃO
02- JUSTIFICATIVA
03 – OBJETIVO
04- METAS
05- METODOLOGIA
06 – CRONOGRAMA
07– RECURSOS
08- AVALIAÇÃO
09 - REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
1- INTRODUÇÃO
O
presente Projeto: “Brincando no mundo da literatura”, será oferecido para os alunos
do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Julieta Vilela Velozo” do
Município de Colorado do Oeste-RO, como projeto pedagógico, destina-se a
atender os referidos alunos citados acima. E têm como proposta fundamental
incentivar osparticipantes a valorizar, sistematizar e organizar. Sabe-se que
Educação vem se realizando no conjunto dos Movimentos sociais, das lutas
e organizações do povo. Nota se que essa educação só é possível se o
público alvo for mantido na escola. Essa clientela precisa ser incentivada
a pensar e agir por si próprios, assumindo sua condição de sujeitos da
aprendizagem, do trabalho e da cultura do meio onde vivem. Eles são os
focos principais dessa educação de qualidade.
Políticas publicas
sociais e educacionais estão sendo elaboradas de modo a oferecer uma
educação de qualidade para todos, porque a Educação é um direito de todos.
Assim, segundo essa visão, a educação se deve realizar como um instrumento
do desenvolvimento e este se concretiza e materializa no dia-a-dia dos
homens e mulheres, na realidade onde vivem.
Pensando nisso é que
este projeto, como projeto pedagógico, destina-se a atender a alunos do
Ensino Fundamental, tem a proposta inicial incentivar os participantes a
superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto, sem ter que
sair do seu ambiente social para a superação dessas dificuldades.
A prática da leitura
se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a
“compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e
interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre
diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que
vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos de certa
forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta. Desse modo, a
leitura se configura com um poderoso e essencial instrumento libertário
para a sobrevivência do homem.
Há, entretanto, uma
condição para que a leitura seja de fato prazerosa eválida: o desejo do leitor.
A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se
transforma em obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Para
suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos
alunos o direito de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler
em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados estes
direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está
criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que
atrai e prende o leitor, numa relação de amor na qual ele, por sua vez,
não desejadesprender-se.
Acredita-se também
que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto,
pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato de haver
pouca leitura. Sendo assim, o propósito deste trabalho é, acima de tudo
incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar
condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e
produtivo.
A partir desta
proposta elaborou-se este projeto com a finalidade de levar o conhecimento
útil e prático, e seu único mérito é o de colocar o aluno em contato
direto com a leitura e a produção de texto tornando assim, a aprendizagem
mais eficaz e agradável.
2-
JUSTIFICATIVA
O
projeto “Brincando no mundo da Literatura” tem por objetivo auxiliar o trabalho
dos professores em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de
despertá-los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento
cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida
cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como
conhecimento novo.
A
leitura tem lugar cada vez menos no nosso cotidiano, segundo Maruny Curto
(2000), muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem
estímulos, se esse não ocorrer por parte dos pais fora da escola, é
dever do professor suprir essa deficiência dentro da escola, tentando despertar
nos alunos esse gosto pela leitura.Ler não é apenas decodificar os signos. Ler
é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de
sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber
interpretar símbolos, imagens, gestos, etc..., promovendo petições,
interferências e a comunicação das várias formas do texto entre si
(intertextualidade).
Neste
sentido buscando subsídios na teoria de alguns autores na abordagem
sócio-interacionista, onde, a aprendizagem acontece por meios de internalização
a partir do processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Pois
os seres humanos convivem em sociedade, na dimensão moral da ação que implica
em um posicionamento em relação aos valores que servem, portanto, para
verificar a coerência entre prática e princípios, questionar, reformular e
fundamentar onde o individuo seja integrante das transformações sociais e
culturais.
Utilizando recursos acessíveis estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossas escolas, sobretudo, nos aspectos relacionados aos métodos tradicionais e com isso estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da literatura infanto-juvenil criando situações que suscitem a discussão acerca de valores, morais, sentimentos e atitudes.
Utilizando recursos acessíveis estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossas escolas, sobretudo, nos aspectos relacionados aos métodos tradicionais e com isso estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da literatura infanto-juvenil criando situações que suscitem a discussão acerca de valores, morais, sentimentos e atitudes.
3- OBJETIVOS
GERAL:
Fomentar o gosto pela
leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja
mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e
esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado.
Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da
leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo
apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais
gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.
ESPECIFICOS:
· Promover um maior
índice de leitura pelos alunos.
· Conhecer o autor e
contexto histórico de suas obras;
· Proporcionar aos
alunos o hábito e o prazer da leitura;
· Levar o aluno a
desenvolver atividade oral;
· Desenvolver as
habilidades de artes dos alunos;
· Favorecer as relações
sociais por meio de apresentações culturais;
· Reconhecer a leitura
como algo imprescindível em sua relação com o outro e com o mundo;
· Identificar as
diferentes formas de viajar através da leitura.
·
Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e
·
Possibilita nosso crescimento intelectual;
·
Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e
·
Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e
atribuição de sentido;
· Favorecer o
desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza
diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;
· Propiciar uma relação
criativa critica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio
para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva.
·
Incentivar a formação de leitores;
·
Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos,
coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·
Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e
individualmente;
·
Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas
da Língua Portuguesa;
· Oportunizar aos
estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores,
buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.
4- METAS
- Promover aos 175 alunos da Escola
Estadual de Ensino Fundamental Julieta Vilela Velozo, momentos de lazer,
descontração e desenvolvimento do saber através de leituras diversas e
atraentes que serão responsáveis pela formação leitora do educando.
5- METODOLOGIA
A Escola Julieta Vilela Veloso, preocupada em formar bons leitores
apresenta o Projeto “Brincando no mundo da Literatura”, com
intuito de tornar a leitura um momento de prazer para seus alunos. Segundo os
Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) a formação de um aluno leitor crítico
se faz a partir do momento em que o professor mostra aos alunos o prazer da
leitura, isso ocorre quando seu trabalho usa de textos diversificados e que vão
de encontro com a realidade do aluno. O papel da escola não é só fazer com que
os alunos leiam e produzam textos, mas sim, que leiam e produzam de modo que
cada criança seja capaz de gerir sozinha sua tarefa de leitura e escrita.
Acreditando nisso a Escola Julieta Vilela Velozo Desenvolverá durante o ano
2011 o Projeto já citado. Ficando assim dividido:
A professora do 1° ano das séries iniciais selecionou para
desenvolver no projeto “Brincando no Mundo da Literatura “algumas fábulas pois
as mesmas apresentam claras e boas lições para nossas vidas, trazendo sempre uma
moral no final de cada história. A professora trabalhará de forma dinâmica informações
sobre alguns autores e leitura de diversas fábulas e também a interpretação
oral. Em seguida serão levados alguns livros para sala de aula para que os
alunos façam a leitura oral através das imagens. Na sala da TV escola a
professora junto com os alunos assistirão algumas fábulas e a mesma pedirá aos
alunos que reproduzam o texto oralmente,
individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos. Logo em seguida
os alunos serão levados a produzir desenhos em que contem suas próprias
histórias. A educadora com uso de fantoches recontará várias fábulas aguçando
no aluno o interesse pela leitura, também serão desenvolvidas atividades tais
como: caça–palavras, cruzadinhas e produção de paródias com os personagens da
fábula, serão trabalhadas também ilustrações de algumas fábulas. Ao término do
projeto os alunos apresentarão para a comunidade escolar uma fábula escolhida
por eles em forma de peça teatral.
A professora do 2° ano das
séries iniciais começará o projeto com um estudo sobre a vida e obra do
autor Mauricio de Souza. Após conhecer um pouco da biografia do autor, a
professora disponibilizará gibis da Turma da Mônica para os alunos para que os
mesmos possam folhear e ler, e assim desenvolverão uma interpretação oral em
forma de conversa com os alunos sobre os personagens criados por
ele. Perguntar se conhecem os personagens da Turma da Mônica. Quais são eles?
Fazer perguntas levando em consideração as características de cada personagem:
está certo a Mônica bater nos meninos? Porque o Cebolinha fala errado? É
saudável não tomar banho, como faz o Cascão? Assim poderá ser trabalhado a
importância da higiene e falar dos animais que vivem no lixo, as doenças que
podem transmitir que precisamos tomar banho todos os dias e lavar as mãos antes
das refeições, depois de usar o banheiro ou brincar. Questionará
como é a vida da Mônica, “Com quem ela mora?”, “Como é sua família?”, “Qual é o
seu brinquedo favorito?”. Quais as brincadeiras de que Mônica mais gosta? A
educadora Conversará com a turma sobre a importância da família e sobre o
carinho que a Mônica tem pelo Sansão, seu coelhinho de pelúcia. Aproveitando o
personagem Chico Bento, que mora no campo, valorizará muito a natureza, com
isso explicará para a turma sobre as diferenças entre a Zona rural e urbana e a
importância de se cuidar do meio ambiente.
Logo após todos os trabalhos feitos em sala de aula a educadora pedirá para as crianças desenharem a personagem ou modelar com massinha, também produzirão cartazes da Turma da Mônica. A professora irá levar para a turma caça palavras, cruzadinhas, para os alunos observarem os personagens principais da história. A mesma explorando a escrita trabalhará com produções de histórias em quadrinhos, que serão expostas no encerramento do projeto, onde os alunos deverão vir para a escola neste dia fantasiados do personagem da Turma da Mônica com o qual mais se identificaram, ou o que mais goste.
Logo após todos os trabalhos feitos em sala de aula a educadora pedirá para as crianças desenharem a personagem ou modelar com massinha, também produzirão cartazes da Turma da Mônica. A professora irá levar para a turma caça palavras, cruzadinhas, para os alunos observarem os personagens principais da história. A mesma explorando a escrita trabalhará com produções de histórias em quadrinhos, que serão expostas no encerramento do projeto, onde os alunos deverão vir para a escola neste dia fantasiados do personagem da Turma da Mônica com o qual mais se identificaram, ou o que mais goste.
Os 3° anos A e B das séries iniciais desenvolverá o projeto
“Brincando no Mundo da Literatura” e a professora escolheu o autor Monteiro
Lobato levou os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem a
biografia e seus principais personagem “ no caso do sitio do Pica pau amarelo
“ do autor citado.Em seguida fará leitura de vários textos sobre os
principais personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo e comentará as
características de cada um ressaltando a diferença entre eles .A
professora assistirá juntamente com os alunos um filme sobre a obra comentada ,
depois os mesmos falarão a parte que gostaram e farão uma ilustração
da mesma que logo após produzirão textos relacionados ao filme e com isso possa
incentivar cada vez mais as produções textuais, aproveitando o
material lúdico produzido por eles mesmos, baseados no autor
estudado, produzirão também jogo de sete erros, palavras cruzadas , caça
palavras e etc. Desenvolverão com material pesquisado, cartazes e painéis
para sala ou mural da escola. No encerramento do projeto os alunos farão
exposições de todos os trabalhos desenvolvidos durante o ano e também
apresentarão uma peça teatral em que os educandos estarão caracterizados dos
personagens do Sitio do Pica pau Amarelo.
No 4 ° ano das séries iniciais a professora selecionou a autora Ruth
Rocha para desenvolver com seus alunos o projeto “Brincando no
Mundo da Literatura”, primeiramente os alunos serão levados a
pesquisarem sobre a biografia da autora e algumas de suas obras. Em seguida a
professora fará a leitura de algumas obras da autora já mencionada. Em um
bate papo com os alunos a professora perguntará o que
lembram das histórias lidas, e com isso trabalhará o reconto das mesmas,
interpretação, ilustrações. A educadora proporcionará aos alunos preparação de
materiais lúdicos baseados na obra da autora estudada, será desenvolvida com a
turma palavras cruzada e caça- palavras e também será feita no microfone pelos
alunos a leitura de poesias da autora, produções .Em seguida os alunos
confeccionarão cartazes e varal de diversos tipos de textos da autora Ruth
Rocha.Ao término do projeto os alunos farão uma exposição de todos os trabalhos
feitos em sala , declamarão poemas da autora citada acima, em que os
mesmos estarão caracterizados com algum personagem da fábula.
A professora do 5° ano das séries iniciais escolheu como autor o
Ziraldo, sendo assim iniciará o projeto “Brincando no Mundo da Literatura” com
a pesquisa da biografia do autor citado e em seguida assistirão vídeos sobre o
autor. Também desenvolverá ao longo do trabalho a leitura
de livros, textos, gibis, atividades lúdicas (caça palavras, palavras
cruzadas...) do autor, questões como: paisagem rural e urbana; usos e costumes,
alimentação e culinária típica, provérbios, parlendas, trava-línguas, questões
ambientais, fauna, flora, floresta e outros, de acordo como forem surgindo. A
professora irá junto com os alunos confeccionar cartazes, panfletos na sala de
informática, pesquisarão danças, ensaiarão peças teatrais, confeccionarão
painéis, e farão edição de um livro pelos alunos com o tema proposto
(obras de Ziraldo), ao longo do ano. Simultaneamente, na tentativa de ampliar
os conhecimentos dos alunos, tentaremos proporcionar momentos de
lazer com a leitura, em seguida visitarão a biblioteca da
escola em que poderão ter acesso a obras do escritor.
Finalizando o projeto mencionado os alunos farão uma exposição na
escola, de todos os trabalhos produzidos pela turma que são: histórias em
quadrinhos, livros, painéis (ligados ao tema trabalhado) apresentarão pratos de
culinária, típica da terra do autor, para que todos possam apreciar e conhecer
cada vez mais a cultura do Ziraldo. Os alunos farão representação do episódio
da bomba do Menino Maluquinho na escola e dança da música A festa do menino
maluquinho; uma criança se caracterizará de Menino Maluquinho, outro de Ziraldo
e as demais participarão da dança todos com panelas na cabeça
No 6° ano do Ensino fundamental a
professora de Língua Portuguesa escolheu a autora Ana Maria Machado para
desenvolver o projeto “Brincando no mundo da Literatura” dará inicio com a
pesquisa da vida e obra da autora já mencionada. Acomodando os alunos em roda a
professora fará leitura de um poema da autora escolhida, trabalhará a
interpretação do texto poético desenvolvendo um pensamento reflexivo em seguida
levará para sala de aula livros variados de poesias como: Cecília Meireles,
Carlos Drummond de Andrade e etc e pedirá para que os alunos escolham alguma
poesia e que leiam para a turma expressando os sentimentos
que aparecem no texto e com isso os alunos possam
perceber o estilo de cada autor ,perceberão as mensagens nas
entrelinhas durante a leitura dos diferentes poemas.
Durante o desenvolvimento deste projeto
a professora irá trabalhar toda a estrutura literária do poema como:
estrofes, versos, ritmos, rimas. A mesma para dinamizar suas aulas trabalhará
também com textos recortados onde estimulará a seqüência correta do poema,
depois desenvolverá com a turma a produção de textos poéticos a
partir de um contexto .Proporcionará ambiente de interação
entre diferentes grupos de alunos permitindo brincar com as palavras
e expressar-se por meio de diferentes linguagens. No final do projeto já
citado os alunos farão exposição de suas poesias e recitarão algumas de suas
produções e também poesias da autora Ana Maria Machado.
No 7° ano do ensino fundamental a
professora escolheu como autor Pedro Bandeira para que possa trabalhar a poesia
em sala de aula utilizando assim diversas estratégias para
desenvolver o conhecimento da vida e obra do autor e assim levará para sala
poemas e textos diversos e do autor escolhido, em que fará a leitura percebendo
a postura e a entonação de cada texto, fazendo com que os alunos percebam a
diferença entre texto poético e não poético observando a
musicalidade, ritmo, diagramação. A professora durante as suas leituras
estimulará a interpretação oral e depois escrita a mesma fará com que os alunos
conheçam alguns poetas e descubram a importância de ouvir e de declamar os
poemas.Trabalhará a produção de poesias em que resgatem sentimentos e valores
onde poderá ser observado a ortografia e coerência presentes no
texto, levando os alunos a identificar o poema como gênero textual. A educadora
trabalhará em grupos leitura e análise de poemas e
construirá um cantinho para fixar vários tipos de poesia é um método
eficaz para o incentivo da leitura e interpretação poética, pois quanto mais se
lê, mais se aprende e cria o hábito da leitura não só de poesia como de outros
tipos de textos.E para o encerramento os alunos declamarão no pátio
da escola várias poesias também em forma de danças, desenhos
e interpretação teatral tanto do autor Pedro Bandeira como
próprias.
Para dar início ao projeto “Brincando
no Mundo da Literatura “ com os alunos do 8° ano do Ensino fundamental ,
a professora de Língua Portuguesa escolheu o autor Luis
Fernando Veríssimo, que no primeiro momento pedirá aos alunos para pesquisarem
sobre a biografia do autor e também o conceito e modelos de crônicas,
sendo que cada aluno realizará uma pesquisa individual em jornais,
revistas, etc., sobre este tema. Os conceitos serão levados para sala de aula
onde serão socializados.
A seguir, a professora irá à biblioteca da escola, onde os alunos conhecerão as coleções que apresentam crônicas. Cada aluno escolherá seu livro. Após a leitura, haverá um momento para que cada um exponha o seu parecer em relação ao livro e à crônica de que mais gostou. A turma será dividida em grupos, de acordo com as escolhas feitas. Farão a releitura do texto onde, juntamente com o professor, discutirão o tema, a maneira como o autor escreve, sua visão de mundo, os aspectos sintáticos, a pontuação, etc. Tudo será devidamente registrado.
Para trabalhar a crônica escolhida, serão apresentadas três opções, sendo que se algum grupo sugerir uma outra atividade, esta será analisada.
As opções são: - dramatização, história em quadrinhos.e apresentação multimídia.
Logo em seguida a professora trabalhará a produção de crônicas assim o educando será instigado a ler, pesquisar, comparar, debater, criar e reformular idéias. Deixando de lado esquemas pré-moldados e fechados, ele irá ampliar a sua percepção de mundo, participando ativamente de uma experiência de transformação, num processo contínuo de construção. No final do projeto serão expostas as crônicas em um mural confeccionado pelos próprios alunos.
A seguir, a professora irá à biblioteca da escola, onde os alunos conhecerão as coleções que apresentam crônicas. Cada aluno escolherá seu livro. Após a leitura, haverá um momento para que cada um exponha o seu parecer em relação ao livro e à crônica de que mais gostou. A turma será dividida em grupos, de acordo com as escolhas feitas. Farão a releitura do texto onde, juntamente com o professor, discutirão o tema, a maneira como o autor escreve, sua visão de mundo, os aspectos sintáticos, a pontuação, etc. Tudo será devidamente registrado.
Para trabalhar a crônica escolhida, serão apresentadas três opções, sendo que se algum grupo sugerir uma outra atividade, esta será analisada.
As opções são: - dramatização, história em quadrinhos.e apresentação multimídia.
Logo em seguida a professora trabalhará a produção de crônicas assim o educando será instigado a ler, pesquisar, comparar, debater, criar e reformular idéias. Deixando de lado esquemas pré-moldados e fechados, ele irá ampliar a sua percepção de mundo, participando ativamente de uma experiência de transformação, num processo contínuo de construção. No final do projeto serão expostas as crônicas em um mural confeccionado pelos próprios alunos.
A professora de Língua Portuguesa do 9°
ano do ensino fundamental escolheu o autorFernando Sabino, onde proporcionará
aos alunos a pesquisa sobre sua vida e o conhecimento de suas obras,
em seguida será explicado o conceito de crônica que apresenta
múltiplas faces, pois trata de política, família, de cultura, de economia, de
arte, de sexualidade, de culinária e está em cartas, artigos de revista, em
livros próprios e nos jornais. Ela é leve, acessível e tem um quê de
atualidade, renovando o trabalho em sala de aula. Também será feita a leitura e análise
de diversas crônicas, em que será trabalhada a gramática, linguagem que
é simples porém, bem elaborada , interpretação, dramatização,
confecções de cartazes, levando assim o educando a perceber a
importância da leitura, não só como enriquecimento do vocabulário, mas também
como fonte de riqueza cultural. O aluno será instigado a produzir
sua própria crônica, usando fatos do cotidiano, depois com o auxilio da
educadora o educando poderá fazer a releitura a reescrita observando a
pontuação de seu texto. Após os trabalhos desenvolvidos
em sala de aula os mesmos usarão recursos como fantoches para apresentarem as
demais turmas da escola.
No encerramento do projeto a professora
irá propor que os alunos exponham suas produções no mural , no pátio da escola
e que façam alguma dramatização explorando o que aprenderam no decorrer do
trabalho. .
A cada atividade proposta os educandos produzirão textos, em que
poderão montar peças teatrais. Mostrando para o aluno que “existe uma grande
interação entre leitura e escrita, pois é necessário dominar a leitura para
escrever e dominar a escrita para ler” ( Jolibert, 1994).
No final do projeto “Brincando no mundo da Literatura”
recitarão poesias e uma exposição de todos os trabalhos também serão feitas
algumas dramatizações e terá a culinária típica de cada autor na própria
escola, cuidando que cada um tenha o registro do processo, portanto serão
feitos Portfólios com atividades desenvolvidas durante a execução do projeto.
6- CRONOGRAMA
|
Maio
|
Junho
|
Julho
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Novembro
|
Elaboração do
Projeto
|
X
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||||||
Pesquisa sobre o
autor escolhido pelo professor
|
X
|
X
|
|||||
Leitura de algumas
obras do autor escolhido
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||
Produção de textos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||
Recontos das
histórias dos autores escolhidos
|
X
|
X
|
|||||
Dramatização das
histórias lidas
|
X
|
X
|
X
|
||||
Confecções de
cartazes
|
X
|
X
|
|||||
Exposições de
cartazes
|
X
|
||||||
Ilustrações de
trechos das obras
|
X
|
X
|
|||||
Roda de leitura
|
X
|
||||||
Apresentações de
slides referentes a cada autor estudado
|
X
|
X
|
|
||||
Leitura de diversos
poemas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||
Produção de poemas
|
X
|
X
|
|||||
Confecção de varal
de poemas
|
X
|
||||||
Montagem de
portifólio: histórias em quadrinho
|
X
|
X
|
X
|
||||
Leitura de crônicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||
Produção de
crônicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||
Dramatizações de
crônicas
|
X
|
X
|
|||||
Organizações das
atividades para a exposição do projeto
|
X
|
X
|
X
|
||||
Ensaios para as
apresentações do projeto
|
X
|
X
|
X
|
||||
Apresentações
finalizando o projeto “Brincando com o mundo da Literatura”
|
X
|
7- RECURSOS
. HUMANOS:
ü Coordenadora da Sala
de leitura.
ü Coordenadoras do
projeto;
ü Coordenação
pedagógica;
ü Corpo técnico e
administrativo;
ü Grupo gestor.
ü Professores e alunos.
– MATERIAIS:
ü Sala de leitura e
telessala;Sala de apoio;DVDs pertinentes ao tema;Arquivos da internet
pertinentes ao tema;Computador e
impressora;Livros;Revistas;Cartolinas;Tesouras;CDs de histórias
infantis;Literatura infantil e Infanto-juvenil ,Papel pardo, Papel laminado,
Papel camurça ,Cola ,Barbante ,TNT ,Fita adesiva, Cadernos , Lápis ,Borracha
,Lápis de cor ,Literatura brasileira ,Tinta para impressora Papel A4
,Pincéis Atômico ,Cadernos ,DVDs (vídeo) TV, aparelho de DVD; ,Papel
crepom ,Papel cartão Revistas em quadrinho, Revistas: Veja, horóscopo, fofocas,
e outras. Pincel para quadro branco, Grampeador, Grampos, Jogos educativos,
Xérox, Quebra-cabeça.
8- AVALIAÇÃO
Ao
longo dos anos percebe-se a evolução do conceito de avaliação daaprendizagem,
uma concepção tecnicista em que avaliar significava medir, atribuir nota,
classificar, para uma concepção de avaliação crítica vista em um contexto
sociopolítico-cultural.
A
prática da avaliação se explicita por uma relação
autoritária, conservadora, que coloca os alunos como objetos, apassivados.
Esse exercício autoritário provém do poder que tem a avaliação e que
permite ao professor manter a disciplina, o silêncio, a atenção dos alunos
etc.
Acredito
em uma avaliação que parta de uma concepção de apreensão de conhecimento
nem estática, nem cumulativa, mas dinâmica, contraditória e criativa. O
aluno é visto como sujeito do processo, ativo, que não só memoriza e
reproduz conhecimentos, mas também os constrói.
De acordo
com os PCNs (1998), a avaliação é parte importantíssima noprocesso
educacional, que vai muito além da realidade tradicional, focalizando o
próprio controle externo do aluno por meio de notas e também os
conceitos que não poderíamos deixar de abordá-los.
“A avaliação, assim entendida,
reforça sua natureza de ser inerente à ação, à ação intencional
característica exclusiva do ser humano que deverá conduzi-lo
progressivamente a constituir-se num sujeito autônomo, liberto para o
conhecimento, um pensador livre, crítico, criativo e responsável perante o
contexto sócio, econômico, político e cultural em que está inserido”.
(2000: 179)
Portanto e de acordo com os PCNs (p.79):
“a função da avaliação é alimentar,
sustentar e orientar a ação pedagógica e não apenas constatar um certo
nível de conhecimento do aluno... torna- se deste modo uma atividade
iluminada e alimentadora do processo do ensino, aprendizagem, uma vez que
dá retorno ao professor sobre como melhorar a qualidade do ensino,
possibilitando correções no percurso, e retorno ao aluno sobre seu próprio
desenvolvimento”.
Após
essa breve afirmação inserida nos PCNs, a avaliação ocorrerá através da
efetuação do processo gradativo e contínuo, em que estaremos analisaremos
possíveis falhas e oportunizando as correções necessárias, dessa forma, o
aluno é participante ativo do processo de avaliação, em todos os seus
momentos, também se auto-avaliando. Participação na avaliação é sinônimo
de avaliação permanente. Aprender a avaliar-se e a criticar-se
para melhorar é a contribuição central da participação para a avaliação.
No encerramento do projeto será feito um portifólio contendo o registro
das atividades desenvolvidas por cada turma durante o projeto.
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