PLANO
DE AULA MEDIDA DE COMPRIMENTO
Disciplina:
Matemática
Conteúdos: Medida de comprimento
Objetivos:
ü
Estabelecer
relações de medidas fazendo estimativas simples;
ü
Estabelecer
relações de grandeza entre dois objetos de tamanho diferentes e entre diversos
objetos dentro da sala de aula, utilizando medidas não convencionais;
ü
Fazer medições, comparar valores;
ü Reconhecer os instrumentos de medida
de comprimento.
Encaminhamento Metodológico:
Iniciar a aula mostrando para as crianças uma caixa fechada (feita de
papelão, forrada e bem colorida). Dentro dela haverá lápis de diferentes
tamanhos, onde três lápis têm tamanhos visivelmente diferenciados( pequeno, médio e
grande) e outros três com mínima diferença de tamanho entre si e o restante dos
lápis terão tamanhos variados. A professora sacode a caixa e pergunta à turma o
que tem dentro dela. Depois de ouvir algumas hipóteses das crianças, lança
algumas pistas:
São objetos que têm o mesmo nome.
Quando novos, têm um tamanho, depois
vão encolhendo, encolhendo...
Tem cinco letras, começam com a letra
l e terminam com a letra s.
Quando as crianças descobrirem, a
professora abre a caixa e distribui
os para as crianças os lápis.
Escolhe três crianças que pegaram lápis com grande diferença de tamanhos e
pergunta:
Qual deles é o maior? Por quê?
E o menor? Por quê?
Depois escolhe mais três crianças que
pegaram lápis com mínima diferença, pouco visível, de tamanho e faz as mesmas
perguntas:
Qual o maior? Por quê?
Qual o menor? Por quê?
Será que há lápis do mesmo tamanho?
Como posso saber?
Como posso ter a certeza da diferença
exata entre os lápis? Existe outra forma de verificar se os lápis tem o mesmo
tamanho?
Deixando um momento para que os alunos exponham suas ideias a respeito
do assunto. Em seguida, contar como eram feitas as medições antes do uso do
metro (anexo 1), explicando que hoje em
dia tudo pode ser medido utilizando a unidade de medida (metro).
Em seguida, explicar que quando
necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma
barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de
comprimento. A medida de comprimento mais utilizada é o metro, mas existem
outras que são utilizadas de acordo com a extensão que queremos medir. Algumas
medidas de comprimento são maiores e outras menores que o metro.
Propor alguns desafios para as crianças como: medir com os passos um
determinado comprimento da sala, o tamanho da porta e do armário e do quadro,
mostrando que o resultado não é igual para todas as crianças e é por isso foi
necessário inventar um instrumento padronizado para medição que é o metro.
Na sequência apresentar os instrumentos convencionais de medida:
fita-métrica, régua e trena, explicando como se utiliza cada um deles. Dar
continuidade a aula mostrando os objetos que usamos para medir perguntando se
eles já viram esses objetos e para que servem cada um deles
Dar sequência passando
para as crianças algumas atividades, primeira medir utilizando partes do nosso
corpo como medidas, como as pessoas antigas faziam (anexo 2).
Para finalizar
as crianças irão realizar a atividade envolvendo medidas de comprimento (anexo
3, 4 e 5).
Recursos:
Palito de sorvete, fita métrica,
régua, fita-métrica, trena, canudinhos e atividades impressas.
Critérios de avaliação:
ü
Estabelece
relações de medidas fazendo estimativas simples;
ü
Estabelece
relações de grandeza entre dois objetos de tamanho diferentes e entre diversos
objetos dentro da sala de aula, utilizando medidas não convencionais;
ü
Faz medições, compara valores;
ü Reconhece os instrumentos de medida de
comprimento
Referências:
http://alemdocaderno.blogspot.com/2010/04/divisao-e-multiplicacao-com-material.html Acessado em: 17/02/17
WIKIPEDIA Grandezas e medidas Acesso
em: 29 Agosto de 2011
ESCOLA:___________________________________________________
NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________ PROFESSORA: ______________________

1.
MEDIR
a sua carteira com os
OBJETOs QUE RECEBEU. REGISTRAR A
MEDIDA OBTIDA NA TABELA ABAIXO.
Objeto Número
de vezes utilizado
canudinho
borracha
lápis
palito
de sorvete
a) O número de vezes que o canudinho
foi utilizado é o mesmo dos outros objetos?
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual objeto foi utilizado mais vezes na medida? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a)
Qual
objeto foi utilizado menos vezes
nessa medida? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Quantas vezes o lápis foi utilizado
nessa medida? _____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário