USO DO DICIONÁRIO
O Q U E É U M D I C I O N Á R I O ?
O dicionário é um livro que reúne um grande número de palavras de uma
língua em ordem alfabética, apresentando o significado de cada uma
delas.
Ele é indispensável para que possamos escrever bem. Não é necessário
decorarmos o dicionário. O importante é aprender a procurar o significado da
palavra na frase.
Nós consultamos o dicionário para:
- aprender o significado das palavras;
- verificar como são escritas as palavras;
- procurar o significado mais apropriado para uma palavra.
COMO CONSULTAR U M DICIONÁRIO
?
Para encontrarmos uma palavra no dicionário é preciso conhecer o
alfabeto.
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M
N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z
As três letras sublinhadas K, W e Y (
pronunciam-se CÁ (K) , DÁBLIO
(W) ,
IPSLON (Y) ) passaram a
fazem parte do nosso alfabeto a partir de 1º de Janeiro de 2009, com a nova
reforma ortográfica.
O R D E M A L F A B É T I C A
Para procurar uma palavra você deve observar a ordem alfabética através
da
primeira letra.
BALA - ESCALA - MOLA - ROÇA – ZERO
Quando as duas palavras começam com a mesma letra, observe a ordem
alfabética através da segunda letra. Veja:
PAPEL - PEIXE - PIANO - POBRE – PUDIM
Quando as duas primeiras letras da palavras são iguais, observe a ordem
alfabética pela terceira letra e assim por diante.
Veja:
GADO – GALHO - GATILHO - GAÚCHO – GAVETA
A T I V I D A D E
1 - Coloque as palavras abaixo na ordem alfabética.
nota - sincero - professor - aluna - verdade
homenagem - festa - mancada - última
discurso - confusão - brincadeira
2 - Agora, neste exercício, você deve observar a partir da segunda letra.
Preste atenção e coloque as palavras abaixo em ordem alfabética.
dicionário – direito - dádiva – demissão - desemprego - dúvida
droga - domicílio – doutor
Geralmente, nos consultórios médicos, as fichas dos clientes são
classificadas pela ordem alfabética do primeiro nome ou pelo sobrenome.
3 - Escreva os nomes abaixo em ordem alfabética.
Regina - Paula - Elei - Benedita - Ana Lúcia
Marlene - Lourdes - Midori - Swame
Rosária - Vanderci - Júlia - Ceci
Lucimar - Olésia – Sueli
Quando você consultar a lista telefônica, deverá também observar a ordem
alfabética, começando pelo sobrenome da pessoa.
Exemplo:
Oliveira, José da Silva
Pereira, Antonio Carlos
Querubim, Luís
Resende, Pedro Chagas de
4 – Numere os sobrenomes abaixo, de acordo com a ordem alfabética:
( ) Batista , Amado
( ) Gil,Gilberto
( ) Costa, Gal
( ) Oliveira, Dalva de
( ) Sá ,Sandra de
( ) Mercury, Daniela
( ) Veloso , Caetano
( ) Meneguel, Xuxa
T E X T O
Você sabe quantas palavras existem num dicionário ? Leia o texto e
descobrirá.
O dicionário:um mundo de nomes
Folha de São Paulo, 05/01/93
Toda vez que desconhecemos o sentido de
uma nova palavra, recorremos ao DICIONÁRIO. No Brasil, o dicionário mais
popular foi elaborado pelo professorAurélio Buarque de Hollanda Ferreira,
que morreu em 1989 antes de concluir os trabalhos da sua terceira edição.
Quantas palavras existem num dicionário
? A terceira edição do "Aurélio" acrescenta cerca de 30 mil verbetes
aos 140 mil da segunda edição, publicada em 1986. Uma outra indagação
interessante é a de saber qual é o critério utilizado para se decidir quando
uma palavra nova deve ou não constar de um dicionário ? Segundo a viúva do
dicionarista, Maria Baird Ferreira, coordenadora da terceira
edição, esta decisão passa a depender do uso e da divulgação da palavra nova.
Exemplo: o termo "mauricinho" entrará no dicionário, mas
"patricinha", por não ter tanta divulgação, não entrará. Também farão
parte da terceira edição palavras como "arrastão" ( ação coletiva de
pivetes para furtar nas praias e em outros locais ),
"AZT" ( remédio utilizado pelos doentes de Aids ),
"neonazismo" e até mesmo a expressão mineira "de jeito
maneira" ( de forma alguma ). "Abobrinha" também constará do
dicionário no sentido de bobagem, tolice. Segundo Baird Ferreira, as principais
fontes das palavras novas são os livros, os jornais, as revistas, o rádio e a
televisão.
Todos os dias, novas palavras estão
surgindo para nomear novos objetos, novos produtos industriais, novas situações
e comportamentos. As mudanças sociais, o progresso, o avanço tecnológico
acabam criando palavras novas ( neologismos ). Estas, com o passar dos tempos,
se forem divulgadas e utilizadas intensamente, passarão a constar do
dicionário. E se as palavras nascem, elas morrem também. É o caso das palavras
"austral" ( que designa a antiga moeda argentina ) e
"tchecoslovaco" que perdeu a sua atualidade em razão da divisão desse
país.
Vocabulário
constar - estar escrito, estar
mencionado, estar registrado
critério - norma, forma, pauta
de julgamento
edição - publicação de livro,
ato ou efeito de editar
indagação - interrogação,
averiguação, questionamento
neonazismo - novo movimento
político de direita alemão, nos moldes do antigo nazismo
tchecoslovaco - natural ou habitante
da extinta Tchecoslováquia
Responda
as questões de 1 a 5.
1 - Quantas palavras existem na 3ª edição do dicionário do Aurélio ?
2 - Segundo a viúva do dicionarista, qual é o critério utilizado para
decidir se uma palavra nova deve ou não constar de um dicionário ?
3 - Por que surgem palavras novas ?
4 - Algumas palavras que já constaram em um dicionário deixam de ser
registradas em suas edições futuras. Por que isso acontece ? Dê um exemplo.
5 - Muitas palavras deixaram de ser usadas devido ao avanço tecnológico e ao
surgimento de novos produtos industriais.
Assinale as palavras que, devido aos motivos acima, são pouco usadas
hoje ou
deixaram de ser usadas.
a) (__) carro
b) (__) vitrola
c) (__) tílburi (carro puxado por um só animal)
d) (__) computador
e) (__) monjolo
f) (__) espartilho
6 - O texto fala do dicionário mais popular do Brasil, que é o Dicionário do
Aurélio.
Responda.
a) Você conhece um dicionário ?
c) Já usou um alguma vez ? Quando ?
Leia a tirinha com atenção:
Você já sabe que a mesma palavra pode ter vários significados. Observe o
verbete abaixo:
Grilo sm. 1. Inseto que dá grandes saltos e produz
um ruído muito estridente. 2.Barulho de lataria de carro. 3. Coisa
que fica incomodando a pessoa: preocupação, problema.
1) Qual o significado da palavra verbete?
( ) Nome dado às páginas de um dicionário
( ) Nome de cada palavra do dicionário e os seus
significados.
( ) Numeração das palavras que estão no dicionário.
2) A informação gramatical do verbete grilo é:
( ) Substantivo feminino
( ) Substantivo
masculino
( ) Adjetivo
3) Quantas definições possui o verbete?
R: ____________________________________
4) Escreva o significado da palavra grilo do quadrinho número um e dois.
R: ____________________________________
5) Observando o quadrinho 3, escreva a que grilo Cebolinha está se
referindo.
R: ____________________________________
Leia este outro verbete:
Folha sf. 1. Órgão de forma chata e quase sempre verde que nasce nos galhos e
ramos das plantas 2. Pedaço de papel de determinada forma e tamanho. 3.Peça
achatada e fina de algum material: chapa.
6) Escreva as definições referentes aos termos grifados:
a) As folhas do caderno de André
estavam rasgadas.
R: ______________________________________
b) Durante o inverno as folhas das árvores ficam
secas.
R: ______________________________________
c) Papai utilizou uma folha de alumínio para
fazer um portão.
R: ________________________________________
7) Nas frases abaixo, escreva o significado das palavras em destaque:
a) Guarde seus documentos na carteira, papai.
R: _______________________________________
b) Carla gosta de sentar na segunda carteira.
R: _______________________________________
c) Ganhei um botão de rosa.
R: ______________________________________
d) Você perdeu um botão da blusa.
R: ______________________________________
8) Faça frases com a palavra folha de acordo com a:
primeira
definição:
____________________________________
segunda
definição
____________________________________
Usando o dicionário.
Às vezes não sabemos
como uma palavra é escrita, nesse momento, podemos recorrer ao dicionário, que
é um livro contendo inúmeras palavras, o jeito certo de escrevê-las e seus
significados.
Os dicionários são
diversos, existem dicionários de diversas línguas, dicionários que comparam uma
palavra de nosso idioma com outros idiomas, dicionários de gramática,
dicionários com termos específicos de diversas áreas do conhecimento mas, todos
tem o mesmo formato.
Para facilitar a procura nos dicionários, as palavras vêm em ordem
alfabética de letras iniciais e em ordem alfabética da seqüência das letras
seguintes da palavra também.
Agora vamos praticar, procure no dicionário como se escreve essas
palavras e corrija-as se necessário, depois anote com suas palavras os
significados.
Xamar____________________________
Pessa ____________________________
Recordasao_______________________
Raiz ___________________________
Rapoza_________________________
Acesso__________________________
1. Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I. livro dado rua Carlos violão
______________________________________________
II. baleia ilha Marcelo peteca unha
________________________________________________
III. salada xarope escova Fábio galo
________________________________________________
IV. zebra Thales amarelo quiabo navio
________________________________________________
V. panela pipoca pudim pente pomada
________________________________________________
VI. clero clone classe clima clube
_________________________________________________
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Sublinhe-a usando lápis verde.
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Sublinhe-a usando lápis verde.
a. elefante – fazenda – jardim –
grama – herói – infantil
b. loja – mercadoria – restaurante –
teatro – cinema – urso
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
No dicionário: a. Disfarce
vem depois de distraído. ( )
b. Pastel vem antes de pássaro. ( )
c. Grade vem depois de grande. ( )
d. Pedreiro vem
depois de pedra. ( )
4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:
( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda ( )
lenha ( ) lembrar ( ) leve
5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.
5. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou.
Explique por que ele não a encontrou.
_______________________________________________________
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter.
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter.
Use o dicionário para realizá-los.
6. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
6. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. O prego entrou na planta do meu pé.
b. D.Joana rega a planta todo dia.
c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
|
( ) vegetal
( ) plano detalhado de imóvel
( ) coloca-se
( ) parte do pé que assenta no chão
( ) fincar na terra
|
7. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. Frederico
bateu as botas.
b. De manhã, o
menino batia o queixo.
c. O sol bate nesta
sala.
d. A mulher
bateu toda a roupa.
|
( ) lavar dando pancadas
( ) iluminar
( ) morrer
( ) tremer
|
ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- uso do dicionário
1. Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I. livro dado rua Carlos violão
______________________________________________
II. baleia ilha Marcelo peteca unha
________________________________________________
III. salada xarope escova Fábio galo
________________________________________________
IV. zebra Thales amarelo quiabo navio
________________________________________________
V. panela pipoca pudim pente pomada
________________________________________________
VI. clero clone classe clima clube
_________________________________________________
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Faça um x na correta:
2. Em cada grupo de palavras, há uma que não está corretamente colocada na ordem alfabética. Faça um x na correta:
a. elefante – fazenda – jardim –
grama – herói – infantil
b. loja – mercadoria – restaurante
– teatro – cinema – urso
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
3. Escreva V para verdadeiro ou F para falso:
No dicionário:
a. Disfarce vem depois de distraído. ( )
b. Pastel vem antes de pássaro. ( )
c. Grade vem depois de grande. ( )
d. Pedreiro vem depois de pedra. ( )
4. Assinale as palavras que se encaixam entre leilão e lente:
( ) lei ( ) lençol ( ) lento ( ) leque ( ) ler ( ) leite ( ) lenda
( ) lenha ( ) lembrar ( ) leve
E.M.E.B.PROFº JOSÉ GETÚLIO ESCOBAR
BUENO
NOME______________________________DATA_______
ATIVIDADES DE GRAMÁTICA- uso do
dicionário
1. João estava em dúvida quanto à grafia da palavra “caridosa”. Não se lembrava se escrevia com “s” ou “z”. Decidiu procurar no dicionário, mas não encontrou. Explique por que ele não a encontrou.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.
2. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Os exercícios abaixo se referem à variedade de significações que uma palavra pode ter. Use o dicionário para realizá-los.
2. Observe os significados da palavra planta e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. O prego entrou na planta do meu
pé.
b. D.Joana rega a planta todo dia.
c. A planta da casa foi feita pelo engenheiro.
d. O homem planta a árvore no quintal.
e. A menina planta-se na porta esperando o namorado.
|
( ) vegetal
( )plano detalhado de imóvel
( ) coloca-se
( ) parte do pé que assenta
no chão
( ) fincar na terra
|
3. Observe os significados da palavra bater e depois numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
a. Frederico bateu as botas.
b. De manhã, o menino batia o queixo.
c. O sol bate nesta sala.
d. A mulher bateu toda a roupa.
|
( ) lavar dando pancadas
( ) iluminar
( ) morrer
( ) tremer
|
4. Coloque as palavras na ordem alfabética:
Galinha - rinoceronte -
girafa - rato -
camundongo - sapo – rã.
____________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário