terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Conteúdo Programático:
Ø Conceito de texto e tipologias textuais segundo a tradição no ensino de Língua Portuguesa.
Ø Continuação de conceito de texto e tipologias textuais segundo a tradição no ensino de Língua Portuguesa.
Desenvolvimento:
1 – Conhecimento prévio dos alunos
a) Vocês gostam de Poemas? Por quê?
b) Vocês já escreveram poema?
c) Vocês lêem Poemas com freqüência?
d) Vocês sabem com são chamadas as partes de um Poema?
e) Os Poemas podem estar interligados com as músicas?
f) Os Poemas trabalham com a sonoridade?
g) Qualquer tema pode virar poema.
h) Você sabe declamar algum Poema?


Qual é a diferença entre poema e poesia?

É relevante  destacar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem  tratadas  por  muitos  como  sinônimos,  o uso  dos  dois  termos  entre os estudiosos apresenta diferenças, a saber:

Poesia: A poesia é uma substância imaterial. Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Há poesia   sempre que  somos dominados pelo sentimento do belo. A poesia pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas à espera de um olhar sensível. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto, por exemplo, podem estar carregados de poesia.

 Poema: O poema é o resultado concreto da arte da poesia, cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. A matéria prima são as palavras, as quais são escolhidas pela sua beleza e som e arrumadas com cuidado.
Características do Gênero Textual – Poesia

Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Geralmente, a expressão “poesia” se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica.
Algumas poesias são transformadas em canções;
As poesias servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Possuem títulos, brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras;
São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez.





Nenhum comentário: