Objetivo: Interpretar tirinha
Eixo
|
Capacidade
|
2.
Leitura
|
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função
social, seu circuito comunicativo e suas características
lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de
determinadas palavras, frases mais
elaboradas, presença dos conectores, entre
outros).
|
Este
ano, a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa está
completando
51 anos! E que sucesso suas histórias fazem entre
crianças
de todas as idades... Nesta semana, vamos homenagear a
baixinha,
dentuça e gorducha mais simpática dos quadrinhos: a Mônica!
![]() |
Leia !!!
Primeiro o cãozinho Bidu, depois o Franjinha, Cebolinha e
Cascão... Estava faltando uma menina nessa turma. Então, há 51 anos, em 1963,
ela chegou: a Mônica! Quando levou a primeira coelhada dela, Cebolinha não
poderia imaginar que aquela menininha invocada se tornaria a dona da rua! Leia
a tirinha com a primeira aparição da Mônica, numa tira do Cebolinha.

Interpretação
1- A
Tirinha pertence a qual tipo gênero
textual ?
2- Quem
foi o primeiro personagem da Turma da Mônica ?
3- Em
que ano chegou a Mônica ?
4- Descreva
o segundo quadrinho.
5- O
personagem Cebolinha troca R pelo L. Escreva as palavras corretamente .
6- O
que você achou da primeira aparição da Mônica ?
18/02/2014
Objetivo: Interpretar texto informativo
Eixo
|
Capacidade
|
2.
Leitura
|
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função
social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas.
(vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos
conectores, entre outros).
|

Agora responda :
1. Qual
é o gênero do texto ?
2. Qual
foi a dada oficialmente que Mônica
nasceu ?
3. Qual foi as mudanças de Mônica desde o seu
nascimento ?
4. Qual
era a cor do seu vestido ?
5. Quais
são as cores usadas nos personagens ?
6. Observe
que no primeiro parágrafo do texto há uma palavra em destaque: mas . O único
termo que pode substituí-la, sem que se perca o sentido do período, é
a) por isso
b) portanto
c) então
d) porém
e) para isso
7. Releia o trecho a seguir, retirado do texto:
Ao
longo dos anos, a Mônica mudou muito. Tirou os sapatos, trocou de cabelo e
até perdeu a cara brava que a
acompanhava desde o nascimento. E a “Folhinha” tem papel importante nessas
mudanças.
|

19/02/2014
Objetivo: Interpretar tirinha
Eixo
|
Capacidade
|
2.
Leitura
|
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função
social, seu circuito comunicativo e suas características
lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de
determinadas palavras, frases mais
elaboradas, presença dos conectores, entre
outros).
|

. E qual o motivo dele não
querer brincar de casinha com Mônica era ?

Depois de ler a tirinha , responda :
1. Qual
gênero da tirinha ?
2. O
que Cebolinha propôs para Mônica ?
3. Qual
era a solução inteligente feita por Cebolinha ?
4. E
para a Mônica ?
5. Existe
linguagem não verbal nessa tirinha? Quais quadrinhos ?
20/02/2014
Objetivo: Interpretar texto
Eixo
|
Capacidade
|
2.
Leitura
|
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função
social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas.
(vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos
conectores, entre outros).
|

Agora responda :
1. A
Mônica foi inspirada em quem ?
2. Qual
a relação dela com a Mônica ?
3. Esse
texto é :
(
) Entrevista;
(
) Piada;
(
) Notícia;
(
) Receita
4. Qual
gênero é ?
5. Ela
sofria Bullying ?
6. Você
sabe o que é Bullying ?Já sofreu ou cometeu com os colegas?
7. Em
quem a entrevistada batia mesmo ?
8. O que você achou da foto da filha de Maurício
de Sousa ?
21/02/2014
Objetivo: Interpretar texto
Eixo
|
Capacidade
|
2.
Leitura
|
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função
social, seu circuito comunicativo e suas características
lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de
determinadas palavras, frases mais
elaboradas, presença dos conectores, entre
outros).
|

Agora responda :
1. Na
Frase “ Quem Lê faz” que recado Maurício
deixa ?
2. O
que fazia quando pegava um livro interessante ?
3. Que
tipo de leitura ele começou ?
4. Como
a mãe o ensina a ler ?
5. O
que quer dizer com “ Devorando história” ?
6. Qual
e edição que o pai comprou para Maurício ?
7. Depois
passou a ler obras de quem ?
8. E
você gosta de ler ? Que tipo de livro você mais gosta ?
9. Acha
importante a leitura ? Explique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário