quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Sequência  didática : Mônica
Objetivo: Interpretar tirinha
Eixo
Capacidade
2. Leitura 
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras,  frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre  outros).



Este ano, a personagem mais famosa de Mauricio de Sousa está
completando 51 anos! E que sucesso suas histórias fazem entre
crianças de todas as idades... Nesta semana, vamos homenagear a
baixinha, dentuça e gorducha mais simpática dos quadrinhos: a Mônica!




Leia !!!
Primeiro o cãozinho Bidu, depois o Franjinha, Cebolinha e Cascão... Estava faltando uma menina nessa turma. Então, há 51 anos, em 1963, ela chegou: a Mônica! Quando levou a primeira coelhada dela, Cebolinha não poderia imaginar que aquela menininha invocada se tornaria a dona da rua! Leia a tirinha com a primeira aparição da Mônica, numa tira do Cebolinha.
Interpretação

1-    A Tirinha pertence a qual tipo gênero  textual ?
2-    Quem foi o primeiro personagem da Turma da Mônica ?
3-    Em que ano chegou a Mônica ?
4-    Descreva o segundo quadrinho.
5-    O personagem Cebolinha troca R pelo L. Escreva as palavras corretamente .
6-    O que você achou da primeira aparição da Mônica ?

18/02/2014
Objetivo: Interpretar texto informativo
Eixo
Capacidade
2. Leitura 
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras,  frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre  outros).


Agora responda :
1.    Qual é o gênero do texto ?
2.    Qual foi a dada oficialmente que Mônica  nasceu ?
3.    Qual  foi as mudanças de Mônica desde o seu nascimento ?
4.    Qual era  a cor do seu vestido ?
5.    Quais são as cores usadas nos personagens ?
6.    Observe que no primeiro parágrafo do texto há uma palavra em destaque: mas . O único termo que pode substituí-la, sem que se perca o sentido do período, é
a) por isso
 b) portanto
c) então
d) porém
e) para isso
7. Releia o trecho a seguir, retirado do texto:


Ao longo dos anos, a Mônica mudou muito. Tirou os sapatos, trocou de cabelo e até perdeu a cara brava que a acompanhava desde o nascimento. E a “Folhinha” tem papel importante nessas mudanças.


A palavra grifada no trecho refere-se a ?

19/02/2014
Objetivo: Interpretar tirinha
Eixo
Capacidade
2. Leitura 
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras,  frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre  outros).



. E qual o motivo dele não querer brincar de casinha com Mônica era ?

Depois de ler a tirinha , responda :

1.    Qual gênero da tirinha ?
2.    O que Cebolinha propôs para Mônica ?
3.    Qual era a solução inteligente feita por Cebolinha ?
4.    E para a Mônica ?
5.    Existe linguagem não verbal nessa tirinha? Quais quadrinhos ?


20/02/2014
Objetivo: Interpretar texto
Eixo
Capacidade
2. Leitura 
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras,  frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre  outros).






Agora responda :
1.    A Mônica foi inspirada em quem ?
2.    Qual a relação dela com a Mônica ?
3.    Esse texto é :
(   ) Entrevista;
(   ) Piada;
(   ) Notícia;
(   ) Receita
4.    Qual gênero é ?
5.    Ela sofria Bullying  ?
6.    Você sabe o que é Bullying ?Já sofreu ou cometeu com os colegas?
7.    Em quem a entrevistada batia mesmo ?
8.    O  que você achou da foto da filha de Maurício de Sousa ?


21/02/2014
Objetivo: Interpretar texto
Eixo
Capacidade
2. Leitura 
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras,  frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre  outros).












Agora responda :

1.    Na Frase “ Quem Lê faz”  que recado Maurício deixa ?
2.    O que fazia quando pegava um livro interessante ?
3.    Que tipo de leitura ele começou ?
4.    Como a mãe o ensina a ler ?
5.    O que quer dizer com “ Devorando história” ?
6.    Qual e edição que o pai comprou para Maurício ?
7.    Depois passou a ler obras de quem ?
8.    E você gosta de ler ? Que tipo de livro você mais gosta ?
9.    Acha importante a leitura ? Explique.




Nenhum comentário: