SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A ESCOLA DA BICHARADA

Estudando o texto.
1. Observe a palavra:
ESCOLA
|
Quantas sílabas ela tem?




-----------------------------------------------------------------------------------------2.
Marque um x no quadrinho onde a palavra escola está separada
corretamente.




ESC – O – LA
-----------------------------------------------------------------------------------------
3.Marque um X onde todas as
palavras começam com a mesma sílaba da palavra ESCOLA.



-----------------------------------------------------------------------------------------
4. Leia
as palavras:
Corujinha
– Burro – Preguiça- Hiena – Macaco – Pavão
A) O que
estas palavras tem em comum?
![]() |
Todas tem 3 sílabas.
Todas tem 5 letras.
Todas são nomes de animais.
Todas tem a letra R.
B) Justifique a letra maíuscula
na escrita dos nomes destes animais no texto.

Porque estão no início da frase.
Dão nomes à cidades.
Devido aos animais serem retratados como pessoas na fábula.
-----------------------------------------------------------------------------------------
5. Este
texto é:

uma carta
uma fábula
uma receita
uma poesia
-----------------------------------------------------------------------------------------
6. A finalidade
deste tipo de texto é:

Divertir o leitor
Vender um produto
Transmitir um ensinamento
Divulgar uma notícia
-----------------------------------------------------------------------------------------
7.Uma
característica deste gênero é:

É organizada em versos e estrofes.
Está em forma de versos e estrofes.
Animais comportam – se como seres humanos.
Possui rimas.
-----------------------------------------------------------------------------------------
8.Onde se
passa a história?

no mar
no zoológico
em casa
na escola
-----------------------------------------------------------------------------------------
9. “ Na
escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.” O que significa a palavra grifada?

esperta
feroz
valente
-----------------------------------------------------------------------------------------
10. A palavra
que completa corretamente a lacuna é:
O Burro ainda não sabe___________.
|

ter
ler
ser
-----------------------------------------------------------------------------------------

falta muito a aula
conversa demais
não presta atenção
dorme o tempo todo.
-----------------------------------------------------------------------------------------
12.Na
expressão” Um dia, o pavão
falou:”O que a expressão destacada indica?

lugar
causa
consequência
-----------------------------------------------------------------------------------------

Porque é muito magricelo.
Suas penas estavam sujas.
Devido a opinião do macaco sobre seus pés.
Porque não sabia ler.
-----------------------------------------------------------------------------------------

O Burro não sabe ler.
Um dia, o Pavão falou;
_Ó vaidoso animal!
_Como sou belo! Vejam minhas penas!
-----------------------------------------------------------------------------------------

_ Como sou- Como sou belo! Vejam minhas penas!
_ Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios!
Dona Corujinha é muito sabida.
A Hiena só dá risadas.
-----------------------------------------------------------------------------------------
16.Na
frase: “ Ele não fica quieto na carteira. Ele refere – se ao:



-----------------------------------------------------------------------------------------

Ele se veste de palhaço.
Ele faz coisa bobas.
Ele é muito dedicado.
-----------------------------------------------------------------------------------------

uma pergunta
uma pausa
uma fala
admiração
-----------------------------------------------------------------------------------------
19. Ligue
o nome do animal a uma característica ou comportamento.
preguiça faz
palhaçadas.
coruja
dá risadas.
macaco
não sabe ler.
hiena
sabida
burro
vaidoso
pavão
dorme o tempo todo,
Nenhum comentário:
Postar um comentário