quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

TEMA DA SEMANA

20 de janeiro de 2017



O desafio do combate à pedofilia no

Brasil Contemporâneo

PROPOSTA

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: O desafio do combate à pedofilia no Brasil Contemporâneo. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1



























TEXTO 2

A mãe de um garoto de 13 anos se passou pelo filho no aplicativo de mensagem WhatsApp para preparar uma emboscada contra um suspeito de pedofilia.

O homem de 30 anos foi preso em um shopping da zona norte no Rio, por policiais militares do Batalhão de Olaria (16º BPM). Em uma das mensagens, o suspeito questiona se o menino está deitado enquanto troca mensagens. A essa altura da conversa, já era a mãe do garoto fingindo ser ele.

“Minha sobrinha que me mostrou, no começo. Aí ela falou pra mim e eu passei a falar com ele, eu que passei a manter o contato com ele”, afirma a mãe.

Em outra mensagem, ele confirma saber que o menino era menor de idade, mas não para de trocar mensagens pelo








www.projetoredacao.com.br


TEMA DA SEMANA

20 de janeiro de 2017

aplicativo. Após 10 dias de conversa, o suspeito decidiu marcar um encontro com o menino. A Polícia Militar orientou a mãe sobre como deveria ser o encontro, como informou o comandante do 16º BPM, Sérgio Barbosa. “Depois de marcado o encontro, a equipe se posicionou de maneira a não chamar atenção e conseguiu lograr êxito em prendê-lo e conduzi-lo à delegacia”.

O homem de 30 anos também pede ao garoto, sem saber que falava com a mãe dele, uma “chance para fazê-lo feliz”. Apesar das mensagens, o suspeito foi ouvido na delegacia de Inhaúma (44ª DP) e liberado. Na casa dele não teriam sido encontradas provas. A mãe do menino se revoltou com a liberação do suposto pedófilo. “É uma vergonha mesmo”.

Fonte: http://www.nordeste1.com/mae-finge-ser-filho-adolescente-no-whatsapp-para-prender-suspeito-de-pedofilia/

TEXTO 3

Uma das matérias especiais do ‘Fantástico” deste domingo (18) é sobre o combate da pedofilia. Na matéria, a equipe vai mostrar como são reunidas as pessoas que atuam combatendo a pedofilia na Polícia Civil de São Paulo. Especialistas americanos treinaram investigadores paulistas para que saibam rastrear a atuação ode pedófilos. Para isso, é usado um software, que foi desenvolvido em uma central mundial de monitoramento de pedófilos, na Flórida, Estados Unidos.

Na reportagem será possível ver como o programa consegue identificar, em tempo real, quem está baixando fotos ou vídeos de pedofilia.

Após descobertos, o mandado judicial permite que os policiais realizem as apreensões e até prisões, mesmo que o pedófilo não tenha sido denunciado. Mais de 100 pessoas já foram identificadas, através deste programa, no Estado de São Paulo.

Dentre os suspeitos há um técnico em informática, que também é professor em escolas municipais, que estaria usando computadores do local de trabalho para baixar vídeos e fotos e crianças. Fonte: http://www.horabrasil.com.br/15152/fantastico-pedofilia-hormonios/

TEXTO 4

[...]Em entrevista à BBC Brasil em Roma, na Itália, onde esteve a convite do Telefono Azzurro, linha que recebe denúncias de violações aos direitos da infância, Allen defende que os pais imponham limites ao conteúdo acessado pelos filhos.

"A internet mudou o mundo e isto é fantástico. Com ela as crianças podem aprender, se divertir e entrar em contato com pessoas com os mesmos interesses", argumenta. "O lado negativo é a enorme exposição de menores de idade a imagens de conteúdo adulto, a comportamentos de agressão verbal e bullying, à pornografia, além da proliferação de crimes como roubo de identidade, uso inapropriado de dados pessoais, tráfico de armas, venda de drogas e redes de pedofilia." [...]

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150616_entrevista_especialista_pedofilia_ez_lgb

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TEXTO
SOBRE O PROJETO REDAÇÃO
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
O Projeto Redação cá está para ajudá-lo a

realizar o seu sonho. Acreditamos na
- Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
colaboração mútua como meio de evolução
- A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
e nossa proposta é trabalhamos de forma a
dissertativo-argumentativo.
orientar sua experiência com temas e
- Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
avaliações que sejam as mais próximas

possíveis do Enem.








www.projetoredacao.com.br



Nenhum comentário: