Seqüência Didática - Gênero Poema modelo 2
Objetivos
|
Aprender a escutar; ler; compreender; interpretar; declamar
e produzir; revisar; editar e socializar poemas. Reconhecer e fazer uso do
gênero bem como de recursos característicos do poema como verso, estrofe,
rima, linguagem poética, sonoridade e linguagem figurada; diferenciar
eu-lírico de narrador; reconhecer os poemas em suas mais varias formas;
perceber a relação com outros textos lidos; diferenciar poema de prosa
|
Conteúdos específicos
|
Recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade: rima e ritmo,
e quanto ao significado das palavras: linguagem figurada,
conotação e denotação, metáfora;
Estrofes e Versificação;
Pontuação, como marca expressiva;
Intertextualidade;
Escolha do vocabulário
|
Sequência Didática
1- Compartilhando a proposta de trabalho com
os alunos
Inicialmente apresentar o poema “Delícias” sem mencionar que
é um poema
Delícias – (Rosilda da Silva)
Bilhetinho escondido
enquanto a professora fala,
caderninho de perguntas
que a magia abraça,
bala no canto da boca,
alívio pra aula chata...
E posteriormente questionar que tipo de texto é. Ouvir
todas as respostas (que poderão ser elaboradas em grupos) e anotar no quadro.
2- Mapeando o conhecimento prévio dos alunos
Verificar se alguma delas é poema ou poesia e questionar:
Qual é a diferença entre poema e poesia?
|
- Ouvir as possibilidades de respostas e posteriormente
conferir com as definições corretas - através de um cartaz previamente
elaborado, no datashow, ou em não havendo alternativa, no quadro
mesmo; caso fique somente na oralidade o aluno pode esquecer.
Poesia – É a linguagem que comove, encanta e desperta
sentimentos, confere ao texto (seja ele em versos ou prosa) harmonia e
beleza. É a arte de criar com palavras, está presente no poema.
|
Poema – Obra literária apresentada em versos,
caracterizada pela criatividade e emprego de figuras de linguagem. É a
obra que se faz com a poesia e na qual há a presença do eu-lírico,
|
Atividade diagnóstica
|
Entregar para cada aluno uma folha, pedir para que criem um
poema, sobre o tema que preferirem e no formato que quiserem a partir das
definições apresentadas.
Montar um cartaz com os poemas entregues e expor na sala de
aula para que todos tenham acesso à visualização dos poemas dos colegas e
consultas posteriores.
|
Se houver tempo pedir para que os alunos leiam os poemas de
seus colegas no cartaz e depois escolham um para declamar. Nada impede
que o seu próprio poema seja o escolhido.
### FIM DA PIMEIRA AULA ###
3 – Ampliando o repertório dos alunos
Apresentar em datashow, cartaz ou em folhas entregues para os
alunos alguns exemplos de variados tipos de poemas. Declamar para os alunos
alguns dos poemas levados, posteriormente solicitar voluntários para declamar
outros. É importante que esse momento inicie com o professor para que os alunos
possam observar a impostação da voz, as pausas, o ritmo, a musicalidade, o
entusiasmo e a segurança no tom de voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário