terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Seqüência Didática - Gênero Poema modelo 2

Objetivos
Aprender a escutar; ler; compreender; interpretar; declamar e produzir; revisar; editar e socializar poemas. Reconhecer e fazer uso do gênero bem como de recursos característicos do poema como verso, estrofe, rima,  linguagem poética, sonoridade e linguagem figurada; diferenciar eu-lírico de narrador; reconhecer os poemas em suas mais varias formas; perceber a relação com outros textos lidos; diferenciar poema de prosa

Conteúdos específicos 
Recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade: rima e ritmo,
e quanto ao significado das palavras: linguagem figurada, conotação e denotação,  metáfora;
Estrofes e Versificação;
Pontuação, como marca expressiva;
Intertextualidade;
Escolha do vocabulário


Sequência Didática

1-   Compartilhando a proposta de trabalho com os alunos

Inicialmente apresentar o poema “Delícias” sem mencionar que é um poema

Delícias – (Rosilda da Silva)

Bilhetinho escondido
enquanto a professora fala,
caderninho de perguntas
que a magia abraça,
bala no canto da boca,
alívio pra aula chata...

E posteriormente questionar que tipo de texto é.  Ouvir todas as respostas (que poderão ser elaboradas em grupos) e anotar no quadro.

2-   Mapeando o conhecimento prévio dos alunos
Verificar se alguma delas é poema ou poesia e questionar:

Qual é a diferença entre poema e poesia?

- Ouvir as possibilidades de respostas e posteriormente conferir com as definições corretas - através de um cartaz previamente elaborado, no datashow,  ou  em não havendo alternativa, no quadro mesmo; caso fique somente na oralidade o aluno pode esquecer.

Poesia – É a linguagem que comove, encanta e desperta sentimentos, confere ao texto (seja ele em versos ou prosa) harmonia e beleza. É a arte de criar com palavras, está presente no poema.


Poema – Obra literária apresentada em versos, caracterizada pela criatividade e emprego de figuras de linguagem.  É a obra que se faz com a poesia e na qual há a presença do eu-lírico,


Atividade diagnóstica
Entregar para cada aluno uma folha, pedir para que criem um poema, sobre o tema que preferirem e no formato que quiserem a partir das definições apresentadas.

Montar um cartaz com os poemas entregues e expor na sala de aula para que todos tenham acesso à visualização dos poemas dos colegas e consultas posteriores.

Se houver tempo pedir para que os alunos leiam os poemas de seus colegas no cartaz e depois escolham um para declamar.  Nada impede que o seu próprio poema seja o escolhido.
### FIM DA PIMEIRA AULA ###
3 – Ampliando o repertório dos alunos
Apresentar em datashow, cartaz ou em folhas entregues para os alunos alguns exemplos de variados tipos de poemas. Declamar para os alunos alguns dos poemas levados, posteriormente solicitar voluntários para declamar outros. É importante que esse momento inicie com o professor para que os alunos possam observar a impostação da voz, as pausas, o ritmo, a musicalidade, o entusiasmo e a segurança no tom de voz.


Nenhum comentário: